Conceito » Saúde » Campimetria

Campimetria - Conceito, o que é, Significado

Existem vários exames oftalmológicos para avaliar a saúde dos olhos e a qualidade da visão. Um deles é a campimetria, também conhecida como perimetria. Consiste em uma medição do campo visual, ou seja, a parte do espaço que um olho é capaz de ver ao manter o olhar em um ponto fixo.

Um exame simples que não é doloroso

A exploração do campo visual é realizada de forma monocular. Assim, é realizada a medida de cada olho separadamente. Em sua realização, o paciente precisa olhar para um ponto de referência localizado na tela do campimetro. Desta maneira, o centro do campo visual coincide com o ponto de fixação e com o centro da mácula.

A medição do campo visual é realizada em graus e com duas variantes possíveis: campo visual central e periférico. O primeiro é variável em cada paciente e normalmente vai diminuindo com o passar do tempo. O segundo supera os 30 graus centrais e requer mais tempo para analisá-lo.

Atualmente este tipo de estudo é realizado através de uma tecnologia computadorizada. Assim, por meio de estímulos luminosos, pode-se detectar a capacidade de visão de uma pessoa.

Interpretação dos dados

A realização deste exame exige que o paciente se encontre em uma sala com a luz apagada. Em seguida, o paciente apoia seu queixo sobre o dispositivo e olha os pontos coloridos que aparecem na tela. À medida que aparecem os pontos luminosos é necessário pressionar um botão para indicar o que foi visto.

Uma vez obtido os dados, a campimetria proporciona uma informação geral do estado do campo visual do paciente. Os principais dados coletados são os seguintes:

1) o índice de campo visual quantifica a porcentagem de campo do paciente em relação a indivíduos da mesma idade com parâmetros normais (os parâmetros variam de 100% em um campo normal até 0% no caso de uma pessoa cega);

2) o desvio médio representa a altura média da "colina de visão" e mostra a depressão ou elevação do campo visual global em relação aos parâmetros normais;

3) o modelo de desvio padrão mostra as irregularidades da superfície da "colina de visão" do paciente em relação aos pacientes normais.

Com este exame é possível detectar o glaucoma

O estudo do campo visual é realizado normalmente nos casos em que se suspeita a existência de glaucoma no paciente, uma vez que a campimetria detecta os escotomas associados a esta patologia ocular. Este exame é também realizado para avaliar o córtex visual, a via óptica ou mesmo possíveis danos neurológicos.

Imagem: Fotolia. Med Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: