O monitor é um dispositivo de saída para o computador que mostra em sua tela os resultados de suas operações. O monitor é conhecido como a tela do computador e é um periférico que se conecta ao computador para poder visualizar as ações e processos executados. Neste sentido, é fundamental para seu uso tanto como o teclado e o mouse.
Um monitor dispõe de vários pontos que devem ser considerados para sua distinção em termos de usabilidade e qualidade. Em princípio, os pixels ou a unidade mínima responsável, como também o tamanho do ponto ou “dot pitch”, que é o espaço entre dois fósforos colorados de um pixel. Por outro lado, a área útil, a resolução máxima, o tamanho da tela, a banda larga, as frequências vertical ou horizontal, a blindagem, o tipo de monitor, as linhas de tensão.
Através da história os monitores do computador evoluíram. Atualmente, eles dispõem de alta qualidade e podem inclusive conectar-se com a televisão ou com outras telas. Em combinação com boas placas gráficas, são um excelente dispositivo de entretenimento para reproduzir filmes e videogames, além de complementar a experiência do usuário com o computador.
Hoje em dia os monitores LCD se popularizaram amplamente em melhoria à tecnologia CRT. No caso dos primeiros, sua espessura permite ser utilizada em notebooks, possuem melhor geometria e resolução de imagem. Por outro lado, este tipo de tela não gera luz por si só, pela qual exigem uma fonte externa. Além disso, o ângulo de visibilidade plena é menor. As telas CRT dispõem de uma maior variedade cromática e podem reproduzir em diversas resoluções. Entretanto, costumam ser de um tamanho maior e exigir mais espaço, além de ser afetados por outros campos elétricos.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2014). Conceito de Monitor. Em https://conceitos.com/monitor/. São Paulo, Brasil.