Monitor (Tecnologia) - Conceito, o que é, Significado

MonitorMonitor é um dispositivo em que os usuários podem comunicar-se com seu computador recebendo dados. O mesmo passou por diversas etapas desde seu nascimento, evolução, oferecendo continuamente novas melhorias, até chegar à moderna tecnologia LED da atualidade.

Um computador é basicamente um centro de processamento de dados operado por um usuário; esta relação envolve necessariamente meios de entrada e saída de informação, isto é, as interfaces, sendo o monitor um meio de transmitir informação assimilável pelo usuário. Previamente ao surgimento do monitor, esta comunicação acontecia através de várias luzes e posteriormente através do telex. Foi somente na década de setenta que os monitores começaram a aparecer através da visão inovadora da IBM. Assim, surgiram os monitores de tubos de raios catódicos de uma só cor com a mera capacidade de mostrar o texto para depois dar lugar aos monitores com cores e a possibilidade de mostrar gráficos. Ligadas a estas melhorias se desenvolveram os cartões gráficos, capazes de expressar os gráficos no dispositivo, começando pelas CGA e passando pela EGA, VGA e SVGA.

Os monitores também variam na possibilidade de tamanho oferecida ao mercado, como também em relação ao seu aspecto. O tamanho de um monitor é medido a partir de um dos seus vértices e sua relação de aspecto está entre a altura e a largura.

Outro ponto importante ao considerar um monitor, é a resolução máxima que pode oferecer e a maneira que tem de apresentar os subpixels. Neste último caso, vale destacar que cada pixel é formado por subpixels de três cores diferentes: verde, azul e vermelho; segundo o monitor, eles se organizam de diferentes maneiras: triângulos ou linhas.

Além dos pixels, outros aspectos técnicos a serem considerados quando se fala de um monitor são: o tempo de resposta ou de latência, que mede o tempo que leva um pixel para ir de um estado ativo para outro inativo; o tamanho de ponto, que não é mais do que o espaço existente entre dois fósforos de um pixel e que revela a nitidez de um monitor; a área útil ou área utilizada para a imagem; o ângulo de visão, de onde se pode ver a imagem sem ser turva ou borrada; e finalmente a luminosidade.

É esperado que os monitores continuem evoluindo no futuro e consigam mostrar melhoras do passado como consequência do processo de inovação constante experimentado.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: