Uma nação é considerada uma superpotência quando mantém uma hegemonia política e econômica no contexto internacional. Em outras palavras, o país que tem este reconhecimento mantém uma posição de liderança no conjunto das nações do planeta.
Há 2500 anos a civilização grega manteve uma posição de força em relação aos outros povos. Seu poder se baseava em uma cultura mais avançada, assim como uma frota marítima e um exército poderoso.
Nos séculos seguintes, o Império Romano atingiu o status de superpotência mundial. Entre os fatores que explicam sua hegemonia, podemos destacar os seguintes: um exército bem organizado, uma extensa rede de caminhos por todos os seus territórios e um sistema jurídico e administrativo muito avançado para sua época.
A partir do século XVI, a Espanha foi a nação mais poderosa do planeta. Ela dominava grandes territórios na América e na Europa e controlava as principais rotas de navegação. Posteriormente, a França e a Grã-Bretanha se tornaram as novas superpotências na ordem internacional.
Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos expandiu seu modelo econômico e social em várias regiões do planeta. No entanto, compartilhou a liderança com outra superpotência, a União Soviética. Quando o regime soviético foi dissolvido em 1991, os Estados Unidos se tornou o país com mais peso no contexto internacional.
Paralelamente, o modelo comunista chinês evoluiu para o capitalismo e hoje em dia a China é uma nova superpotência. Na verdade, os analistas polemizam sobre quem é realmente a grande superpotência do planeta: China ou Estados Unidos.
1) possui um crescimento econômico sustentado baseado na transformação de um sistema comunista para uma economia de mercado (calcula-se que o PIB da China ultrapassa os Estados Unidos em 2020);
2) criação de áreas abertas à investimento estrangeira;
3) mão de obra barata;
4) aumento progressivo nas exportações;
5) o governo mantém o controle de alguns setores estratégicos, como a indústria pesada, a rede ferroviária e a rede energética;
6) é uma potência turística (em 2010 foi o terceiro país mais visitado do mundo);
7) em sua política exterior não interfere nos assuntos de outros estados, assim como promove a convivência pacífica e o benefício mútuo.
Imagem: Fotolia. chuck
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2017). Conceito de Superpotência. Em https://conceitos.com/superpotencia/. São Paulo, Brasil.