A subcontratação também chamada de terceirização é a contratação que uma empresa faz da outra empresa, para que esta última execute parte dos serviços para os quais a primeira foi contratada diretamente. Para consertar o vazamento de gás, a empresa tem terceirizado para outra empresa que irá realizar a quebra e levantamento do pavimento para descobrir e corrigir a localização do vazamento de gás.
Esta modalidade de subcontratação ocorre geralmente no caso em que é necessário recorrer à mão de obra especializada em algum tema, então, o mais usual é que contrate somente pessoal, pois os recursos (instalações, hardware, software) serão fornecidos pelo cliente, ou de outra forma, além de contratar pessoal também se contratam recursos. Por exemplo, uma empresa que se dedica a realização de demolições, pode contratar uma empresa que se encarrega unicamente da coleta dos resíduos que produz uma demolição.
De alguma maneira, a subcontratação ou terceirização se baseia na melhoria de um determinado serviço, para que o mesmo em um nível internacional ou interno, possa ser altamente competitivo.
No entanto, como qualquer política, em caso de decisões, a decisão de terceirizar uma empresa geralmente apresenta vozes a favor e contra.
Aqueles que proclamam contra, falam da falta de lealdade que existe entre funcionários terceirizados, pois não são funcionários da empresa que presta o serviço em definitivo; outro inconveniente é a proliferação dos contratos de obra, que inevitavelmente precarizam as condições de trabalho. E por último, a terceirização é normalmente a causa da eliminação de postos de trabalho.
E em relação às vozes absolutamente a favor da terceirização, costumam confiar geralmente na redução de custos e capital que representa a mesma, na utilização das práticas de concorrência e na sua melhoria contínua.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2013). Conceito de Subcontratação. Em https://conceitos.com/subcontratacao/. São Paulo, Brasil.