Conceito » Política » Descentralização

Descentralização - Conceito, o que é, Significado

Os conceitos de direita, esquerda e centro servem para nos localizar no espaço e, ao mesmo tempo, fazem referência a questões políticas e organizacionais. Como critério geral, um processo de descentralização ocorre quando uma instituição não concentra todo o poder e dá a outros organismos certa autonomia.

No âmbito do estado e da política

A maioria das nações tem uma estrutura estatal com duas dimensões. Por um lado, há uma série de instituições que são organizadas de maneira centralizada e cuja sede principal está localizada na capital do país. Por outro lado, existem organismos do estado em todo o território que são administrados com critérios autônomos.

Um estado descentralizado é aquele em que as instituições atendem às necessidades dos cidadãos de maneira direta e próxima, sem a tutela administrativa de um organismo central.

Os países com governos autônomos em seu território são definidos como descentralizados (Espanha, Estados Unidos e Alemanha são exemplos desse modelo). Pelo contrário, a França é uma nação organizada com critérios centralizados.

A maioria dos partidos políticos também apresenta uma estrutura organizacional dupla. Por um lado, o partido tem um líder, uma sede central e uma série de áreas que são organizadas de maneira centralizada. Paralelamente, o mesmo partido apresenta algumas delegações com certa autonomia nos diferentes territórios.

No campo empresarial

O esquema do estado e da política pode ser extrapolado ao mundo empresarial. As grandes multinacionais têm uma sede central onde são tomadas as decisões estratégicas e, ao mesmo tempo, várias delegações com certo grau de independência em seu modelo de gestão.

De forma simplificada, pode-se dizer que na sede central de uma empresa se decide o que deve ser feito e em suas diversas delegações se determina como fazer. Para que seja efetivo é necessário criar um desenho organizacional que defina os departamentos, as divisões e os subsistemas da entidade. Estas áreas formam camadas ou níveis hierárquicos de autoridade.

A terceirização

O processo de descentralização empresarial está relacionado à terceirização, também conhecida como subcontratação ou outsourcing.

Desta maneira, quando uma empresa não tem a capacidade suficiente para realizar certas atividades ou necessita de alguns recursos não disponíveis, tem a opção de contratar uma empresa externa.

Relacionados:

  1. Estado
  2. Federalismo
  3. Extrema-Direita
  4. Poder Executivo
  5. Intervenção
  6. Mapa Político
  7. Organismo Multilateral
  8. Estado Social
  9. Administração Pública
  10. Mundo Multipolar e Bipolar