A linguagem figurada faz parte da nossa comunicação diária. É a forma de comunicar uma ideia através de outra, assim como os termos utilizados têm relação com a ideia original. Esta forma de linguagem é conhecida também como sentido figurado e é muito utilizada em textos literários, especialmente na poesia. O sentido figurado se opõe ao sentido literal, onde as palavras são empregadas com seu significado exato e rigoroso.
Assim, em um sentido literal diríamos “tenho muita sede” e em um sentido figurado diríamos “estou morrendo de sede”. Geralmente o sentido figurado é utilizado para dar expressividade à linguagem e, ao mesmo tempo, é uma maneira de dizer algo com intensidade e originalidade. Também é usado para dar a imagem de uma ideia.
Vamos pensar em alguém que quer dizer algo, mas que decide se controlar por algum motivo. Neste caso diríamos que “mordeu a língua” (a imagem se refere a ficar calado). Esse tipo de locução não é tão difícil de entender entre os falantes de um idioma, embora possam confundir aquelas pessoas que estão aprendendo uma língua. É provável que um estrangeiro com pouco domínio de português se confunda com as afirmações “morrer de fome”, “ter a língua grande” ou “morrer de rir”.
Quando se fala de maneira coloquial, aqueles que entram em uma conversa recorrem ao sentido figurado para dar ênfase a uma mensagem ou para dar um sentido irônico a uma ideia. Vamos imaginar que entre um grupo de amigos há um que se destaca por seu mau humor, diante dessa circunstância algum indivíduo diz “o leão está a ponto de rugir” (neste caso se faz referência ao indivíduo mal-humorado).
No contexto da informação jornalística aparecem expressões com sentido figurado, desta maneira consegue-se um impacto mais informativo “O Real Madrid jogou fora o campeonato” ou “O corredor cruzou a linha de chegada só o pó”.
Na literatura é muito frequente o uso de figuras de linguagem com a intenção de embelezar a linguagem e levá-la a uma dimensão diferente do normal. Desta maneira, através de metáforas, metonímias e outros recursos, existe a possibilidade dar um sentido figurado às palavras, por exemplo, “a angústia do escritor diante de uma página em branco”.
No entanto, é na poesia que o sentido figurado adquire uma dimensão mais elaborada, pois é dessa maneira que o poeta associa as palavras às ideias, além da linguagem cotidiana.
Foto: iStock – Izabela Habur
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2015). Conceito de Sentido Figurado. Em https://conceitos.com/sentido-figurado/. São Paulo, Brasil.