Conceito » Saúde » Moribundo

Moribundo - Conceito, o que é, Significado

A palavra moribundo vem do latim moribundus e expressa o momento próximo à morte. Este termo é composto por dois componentes léxicos: mor ou mortis que significa morte e o sufixo bundus em latim que quer dizer tendência a algo forte, como a palavra vagabundo ou tremebundo.

Em nosso idioma empregamos vários sinônimos, como agonizante, desvanecido ou morredouro. De qualquer forma, o moribundo é aquela pessoa que devido a uma doença ou acidente se encontra próxima a seu fim.

Deve-se destacar que este termo nem sempre é usado no seu sentido literal, pois muitas vezes é empregado de maneira figurada. Neste sentido, pode-se dizer que uma pessoa que tem uma aparência descuidada ou profundamente desanimada se parece com um moribundo.

Do ponto de vista da Medicina

Em termos médicos se fala de paciente terminal, uma circunstância que está associada a uma série de sintomas: falta de energia, diminuição do grau de consciência, períodos de apneia, pupilas arreativas ou diminuição dos estímulos visuais, entre outros.

Na área da medicina, a disciplina que trata de doentes terminais é conhecida como medicina paliativa. Naturalmente, os cuidados paliativos são todas aquelas medidas concebidas aos doentes em estado terminal dentro de gravidade, ou seja, sem dor nem sofrimento. Em poucas palavras, a medicina paliativa reduz os sintomas de sofrimento das pessoas que estão morrendo.

Palavras moribundas

Embora este termo seja empregado normalmente em relação à proximidade da morte, também pode ser usado em referência a tudo o que está prestes a desaparecer. Isto é o que acontece com certas palavras que apenas são utilizadas num sentido figurado e que se encontra em perigo de extinção. Uma palavra pode morrer por vários motivos: por desapareceu aquilo que representa, por tratar-se de termos novos que rapidamente saem de moda e são esquecidos ou então pela substituição de um neologismo.

Imagem: Fotolia. 25221501

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: