Conceito » Aprender » Dobrar

Dobrar - Conceito, o que é, Significado

O verbo dobrar é usado para indicar qualquer ação relacionada a torcer ou contornar algo, geralmente se trata de um objeto que oferece certa resistência. Desta maneira, alguns dos seus antônimos seriam endireitar ou esticar. Assim, uma peça de metal só pode ser dobrada se houver algum tipo de força. Além disso, na atividade física também é possível dobrar ou flexionar o corpo.

Atividades em que é necessário o ato de dobrar

Na manipulação de alguns metais é necessário dobrá-los. Isto é o que acontece com o ferreiro na forja.

Na ourivesaria os metais empregados devem ser dobrados para adquirir determinada forma.

Os praticantes de ioga precisam flexionar e dobrar seu corpo para obter determinadas posições. O mesmo acontece em outras disciplinas como o contorcionismo, o tai chi e a ginástica rítmica.

Quando uma pessoa ou um grupo tem o propósito de aumentar sua motivação ou atividade, fala-se em dobrar os esforços e, desta maneira, comunica-se que é necessário um esforço maior em um projeto.

Num sentido figurado

Nem sempre a ação de dobrar se refere a um objeto ou ao próprio corpo, uma vez que este verbo é usado em certas ocasiões em um sentido figurado. Quando se diz "a equipe se desdobrou diante do adversário" indica que em uma competição desportiva um dos rivais foi derrotado pelo outro, portanto, foi dobrado.

O uso deste verbo num contexto de rivalidade está associado a uma derrota humilhante e não a qualquer tipo de derrota. Em outras palavras, há derrotas que envolvem um desdobramento ao seu adversário, já outras não.

Nas relações humanas convencionais também há vencedores e perdedores

Neste sentido, se alguém cede à pressão do outro, pode ser considerado dobrado. As ameaças, coerções ou qualquer tipo de violência são normalmente estratégias para dobrar a vontade do outro. Neste sentido, se uma pessoa é íntegra, incorruptível e corajosa, pode-se dizer que ela "não se deixa dobrar".

Por último, deve-se destacar que a vontade humana pode superar as dificuldades e quando isso ocorre se fala em dobrar essas dificuldades. Através da força de vontade é possível dobrar a preguiça e pelos princípios morais sólidos é possível dobrar algumas tentações ou desvios.

Na linguagem cotidiana às vezes se fala em dobrar o orgulho, o ciúme ou qualquer comportamento indesejável.

Imagem: Fotolia. 13smile

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: