Perdido - Conceito, o que é, Significado

Para entender o significado da palavra perdido, devemos dar uma trajetória por seus diferentes significados e usos. Assim, dizemos que algo está perdido quando não sabemos onde você está, uma situação muito comum com alguns utensílios da vida cotidiana (chaves, guarda-sol, carteiras, etc.).

Assim mesmo, podemos esta palavra em um sentido figurado, como acontece quando dizemos "estou perdido" (nesta situação é possível saber onde estamos, mas ao mesmo tempo sentir que estamos mentalmente desorientados por algum motivo). Além disso, esta palavra é usada em algumas expressões, como "um tonto perdido" em sinal de insulto ou “está perdido” no sentido de estar manchado ou apagado.

Na linguagem coloquial é muito comum falar do tempo perdido, ou seja, do tempo que não foi aproveitado adequadamente.

Expressões coloquiais da linguagem corrente

Quando uma pessoa não controla seus nervos, costuma-se dizer que "perdeu a cabeça". Quando não chegamos a tempo em um espetáculo ou não temos a oportunidade de apreciá-lo (por exemplo, de assistir a um filme), dizemos que "perdemos o filme." Nestas ocasiões, quando alguém não sabe o que dizer significa que "perdeu o rumo". Agora quando queremos expressar que algo que não vale a pena, costuma-se dizer que "não perdemos nada”.

Quando alguém não aproveita adequadamente uma boa oportunidade, costuma-se dizer que ela "perdeu o trem". Não devemos esquecer que existem escritórios que atendem os objetos perdidos e um tipo de chamada telefônica bem específica, as chamadas perdidas. Como pode ser visto nestes exemplos, uma simples palavra está presente em todos os tipos de expressões e locuções.

Ao analisar os exemplos acima mencionados, pode-se chegar a uma conclusão: para entender algumas palavras é necessário entender todo o contexto da linguagem que aparece. Ao mesmo tempo, deve-se destacar que a maioria dos coloquialismos tem um significado que não é literal e pode dar origem a certas confusões (se um estrangeiro estuda espanhol pode pensar que o termo "documentos perdidos" se refere a uma pessoa que fala sobre a falta de documentos desaparecidos).

Ser um perdido, uma bala perdida e uma perda

O adjetivo perdido pode referir-se a um tipo de pessoa. Assim, um indivíduo que apresenta um comportamento degenerado é um perdido, ou seja, alguém que não é confiável e que leva uma vida problemática e perigosa.

Ao mesmo tempo, existe a expressão "ser uma bala perdida", que indica que uma pessoa está envolvida em assuntos obscuros ou ilegais. No que diz respeito às mulheres, a palavra perdida é usada para desqualificar a mulher que leva uma vida desregrada, de comportamento imoral e conduta sexual condenável, por exemplo, algumas prostitutas são rotuladas com este adjetivo.

Imagem: Fotolia. JackF

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: