A partir de suas origens mais remotas o povo judeu tem sido vítima de perseguições e sofrimentos de várias naturezas. No final do século XV, na Espanha, os Reis Católicos decretaram a expulsão dos judeus do território peninsular com o objetivo de impor a religião cristã a toda população.
Calcula-se que umas 200.000 pessoas foram expulsas e aqueles que decidiram permanecer na península foram obrigados a converter-se ao cristianismo.
A palavra sefardita quer dizer literalmente “habitante de Sefarad” (Sefarad era a palavra hebraica usada para denominar o território da península ibérica). Após sua expulsão, foram exilados em diversos territórios do Mediterrâneo, no norte da Europa e na América.
Na atualidade, estima-se que 10% dos judeus do mundo são de origem sefardita. Existem comunidades em vários países, mas especialmente em Israel, França, Estados Unidos, Grécia, Turquia, Argentina e México.
Calcula-se que haja cerca de 2 milhões de sefarditas no mundo. A identidade cultural desta população se mantém através de dois eixos principais: os ritos religiosos praticados nas sinagogas e que não são exatamente os mesmos de outras comunidades judaicas e sua própria língua (ladino ou judaico-espanhol).
Embora seja uma língua minoritária foi mantida ao longo do tempo. O ladino é um espanhol do século XV, mas qualquer falante de espanhol pode entender sem muita dificuldade. Na cultura sefardita há um denominador comum: o sentimento de saudade do território de Sefarad.
Também são conservadas as tradições culinárias, os jornais editados em ladino e uma ampla produção literária e musical. Na rádio pública espanhola (Radio Nacional da Espanha) é possível ouvir um programa em ladino ou safardita, “Luz de Sefarad”.
Em 2015, o governo espanhol aprovou uma lei que concede a cidadania espanhola aos descendentes de judeus expulsos pelo Édito de Granada de 1492.
A intolerância religiosa e o crescente poder econômico dos judeus foram os fatores que provocaram sua expulsão no século XV.
A partir da perspectiva atual, aquela decisão é considerada injusta e totalmente equivocada. Por este motivo foram feitas tentativas para ressarcir a comunidade sefardita dispersa em todo o mundo e a partir de 2015 é possível solicitar a nacionalidade espanhola.
Imagem: Fotolia. AnaitSmi
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2018). Conceito de Sefardita. Em https://conceitos.com/sefardita/. São Paulo, Brasil.