Conceito » Cultura » Reprimenda

Reprimenda - Conceito, o que é, Significado

A reprimenda é uma advertência ou tentativa de correção que uma pessoa sofre da outra, como consequência de um comportamento que se pretende corrigir. Geralmente, a reprimenda acontece por parte de quem tem autoridade. No contexto familiar, os pais corrigem seus filhos quando há um comportamento considerado incorreto. A reprimenda mostra palavras que visam corrigir a ação de uma criança para que ela reflita sobre o que foi feito e assim corrija seu comportamento no futuro.

Os avós também podem reprimir seus netos, uma vez que são figuras importantes sobre a educação familiar. Uma reprimenda surge do carinho de querer o bem de uma pessoa e desejar o melhor para ela. Por esta razão, a partir do ponto de vista pedagógico, surge o propósito de reforçar suas boas ações e corrigir outras que não são tão adequadas.

Por exemplo, um pai pode repreender seu filho quando sabe que ele matou uma aula. Neste caso, percebe-se a irritação e as consequências deste ato. Por vezes, a reprimenda vem acompanhada de um castigo.

Um sinal de alerta

Os professores também podem dar uma reprimenda em seus alunos quando estes não se comportam bem em sala de aula. No contexto escolar, o tutor é quem tem autoridade sobre seus alunos, pois o docente não é apenas um instrutor de conhecimentos, mas também um educador.

No contexto profissional, os empregados também se sentem desconfortáveis quando recebem uma reprimenda por parte do seu patrão; isso ocorre por cometerem um importante erro ou por não cumprirem com sua responsabilidade durante a semana. A comunicação faz parte das relações pessoais em qualquer área da vida.

Desaprovação de uma conduta

E através da reprimenda que uma pessoa mostra em relação ao seu comportamento, a conduta ou a ação de outra pessoa mostra sua desaprovação e rejeição. É uma forma de expressão de crítica construtiva e até mesmo de raiva.

A reprimenda não é uma bronca no sentido estrito, nem mesmo uma discussão. Ela é expressa com tom de autoridade e pode mostrar certo desagrado. Esta repreensão pretende para dar uma lição numa pessoa que gosta ou quer bem a fim de fazê-la perceber o que fez de errado.

Imagem: Fotolia. VadimGuzhva

Relacionados:

  1. Apego Seguro e Inseguro
  2. Pedagogia Familiar
  3. Comportamento
  4. Emenda
  5. Importunar
  6. Vitupério
  7. Impertinência
  8. Família Reconstruída
  9. Psicogenealogia
  10. Conduta