Vitupério - Conceito, o que é, Significado

O vitupério é uma ofensa, uma repreensão, um insulto ou injúria dirigida a uma pessoa. Normalmente, são palavras muito críticas contra alguém que se pretende ofender ou desprestigiar.

É comum utilizar este termo no plural, pois muitas vezes são várias as acusações e ofensas realizadas. Este vocábulo vem do latim, mais especificamente do termo vituperium.

O substantivo vitupério corresponde ao verbo vituperar, que significa censurar alguém com firmeza. Por outro lado, deve-se ressaltar que a ação de vituperar pode ter causas justificadas ou então tratar-se de desqualificações sem fundamento.

Contextos que utilizam este termo

Como norma geral, uma pessoa é vituperada quando recebe insultos de outra por consequência de suas más ações.

Pode-se vituperar alguém em privado ou em público e, obviamente, quando se faz isso de maneira pública diante de muita gente, as palavras ofensivas se tornam mais impactantes.

Ao mesmo tempo, o vitupério pode ser verbal ou escrito (neste último caso, os insultos e as desqualificações podem ser expressos em uma carta ao diretor de um meio de comunicação ou em uma rede social).

Quando um grupo de pessoas repreende ou insulta alguém por sua má conduta, significa que estão sendo vituperados. Nos outros contextos que utilizam esta palavra, trata-se de um tipo de ofensa que pretende desonrar o próximo.

O ato de insultar ou vituperar faz parte da condição humana e fazemos isso por vários motivos:

para desafogarmos, como uma expressão de raiva contra aqueles que não pensam como nós ou pela necessidade psicológica de sentirmos poderosos frente aos demais.

Deve-se destacar que o vitupério é um termo em desuso, pois se trata de uma forma culta da linguagem. São muitos os sinônimos que têm um significado equivalente: repreensão, reprovação, desqualificação, reprimenda, calúnia, censura ou difamação.

Tomar um vitupério no Chile

Como muitos outros povos, os chilenos têm o costume de tomar um aperitivo antes do almoço. Esta ação é conhecida como "tomar um vitupério". Este uso do termo é exclusivo dos chilenos e acredita-se que tenha sido uma invenção popular e humorística na qual se trocou a palavra “refrigério” (refresco em português) por vitupério.

Imagem: Fotolia. Wax

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: