A reprimenda é uma advertência ou tentativa de correção que uma pessoa sofre da outra, como consequência de um comportamento que se pretende corrigir. Geralmente, a reprimenda acontece por parte de quem tem autoridade. No contexto familiar, os pais corrigem seus filhos quando há um comportamento considerado incorreto. A reprimenda mostra palavras que visam corrigir a ação de uma criança para que ela reflita sobre o que foi feito e assim corrija seu comportamento no futuro.
Os avós também podem reprimir seus netos, uma vez que são figuras importantes sobre a educação familiar. Uma reprimenda surge do carinho de querer o bem de uma pessoa e desejar o melhor para ela. Por esta razão, a partir do ponto de vista pedagógico, surge o propósito de reforçar suas boas ações e corrigir outras que não são tão adequadas.
Por exemplo, um pai pode repreender seu filho quando sabe que ele matou uma aula. Neste caso, percebe-se a irritação e as consequências deste ato. Por vezes, a reprimenda vem acompanhada de um castigo.
Os professores também podem dar uma reprimenda em seus alunos quando estes não se comportam bem em sala de aula. No contexto escolar, o tutor é quem tem autoridade sobre seus alunos, pois o docente não é apenas um instrutor de conhecimentos, mas também um educador.
No contexto profissional, os empregados também se sentem desconfortáveis quando recebem uma reprimenda por parte do seu patrão; isso ocorre por cometerem um importante erro ou por não cumprirem com sua responsabilidade durante a semana. A comunicação faz parte das relações pessoais em qualquer área da vida.
E através da reprimenda que uma pessoa mostra em relação ao seu comportamento, a conduta ou a ação de outra pessoa mostra sua desaprovação e rejeição. É uma forma de expressão de crítica construtiva e até mesmo de raiva.
A reprimenda não é uma bronca no sentido estrito, nem mesmo uma discussão. Ela é expressa com tom de autoridade e pode mostrar certo desagrado. Esta repreensão pretende para dar uma lição numa pessoa que gosta ou quer bem a fim de fazê-la perceber o que fez de errado.
Imagem: Fotolia. VadimGuzhva
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2017). Conceito de Reprimenda. Em https://conceitos.com/reprimenda/. São Paulo, Brasil.