Renda - Conceito, o que é, Significado

Renda

O termo renda se refere a um determinado valor de dinheiro que uma organização ou pessoa física recebe pelo fato de comercializar um bem ou serviço. As rendas são importantes para a análise do denominado fluxo de caixa em conjunto com as despesas. Momentaneamente pode haver períodos em que as despesas superam as entradas e seja necessário a recorrer a um financiamento externo.

Na medida em que a economia se desenvolve, a renda recebida por uma empresa costuma diminuir por causa do aumento da concorrência e da oferta. É neste momento em que geralmente se trata da diminuição dos custos com a baixa dos custos fixos. Esta circunstância lamentavelmente costuma levar a uma substituição dos empregados por bens de capital.

Normalmente se diz que a diminuição de renda pelo aumento da oferta e consequentemente a baixa de preço, é uma circunstância normal numa economia de mercado e até mesmo desejável. No entanto, existem outros economistas que esboçaram uma teoria alternativa que deve ser levada em conta. Para Shumpeter se diz que, por causa da intenção de gerar renda acima da média foram incorporados avanços tecnológicos à economia que fez com que a empresa apresentasse um monopólio diante da impossibilidade de outros agentes de competir com seus produtos ou serviços. Esta superioridade é momentânea, uma vez que outros competidores consigam com o passar do tempo, que a tecnologia necessária possa equilibrar a concorrência; porém a renda obtida durante o período de monopólio pode ser significativamente maior para quem tenha incorporado inovação tecnológica.

Na maioria dos países, a renda de cada indivíduo está aumentando lentamente. Isto se deve fundamentalmente a diversos fatores tais como uma melhor educação, os benefícios da globalização, etc. Existem outros elementos que favorecem o aumento do nível de renda, como por exemplo, a liberdade para a tomada de decisões na economia, as condições de estabilidade política, etc. É também notório que além do aumento da renda, os países desenvolvidos mostram uma tendência a trabalhar cada vez menos horas.

É importante destacar que a desigualdade de renda obtida pela população é um dos grandes temas a ser desvendado por uma grande quantidade de economistas. Alguns defendem a ideia de que o Estado tenha um papel de maior preponderância, mas infelizmente existem algumas circunstâncias onde a intervenção do estado causa mais problemas que soluções.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: