O Renascimento é conhecido como o movimento artístico que aconteceu na Europa ocidental principalmente durante os séculos XV e XVI. Seu nome provém da ideia de renascer de elementos culturais que desapareceram durante a Idade Média tais como o predomínio da razão, da proporção, do equilíbrio, da mesura, muitos deles presentes nas antigas culturas da Grécia e Roma clássicas. Embora o Renascimento seja talvez muito mais reconhecido que outras formas culturais, ele foi a representação artística de todo sistema de valores e pautas propostas pelo Humanismo como o sistema filosófico da época.
O Renascimento surgiu na cidade de Florença como consequência da abertura progressiva das cidades ao comércio, à emergência de novos grupos sociais conhecidos como burgueses que investiam seu capital na compra de obras de arte, no contato com o mundo do Oriente, etc. Todos estes elementos permitiram ao homem da época deixar de lado o teocentrismo que coloca o serviço de Deus como completo e indiscutível para observar a natureza, tudo o que estivesse ao seu redor e, especialmente, a si mesmo.
Então, o Renascimento partiu desta observação da realidade para representar tudo o que via de maneira mais racional, proporcional e equilibrada. Alguns dos elementos característicos do Renascimento em suas diferentes áreas (tanto na escultura como na arquitetura e pintura) foi a utilização da perspectiva, da proporção humana como base de todas as estruturas, do equilíbrio das formas, da mesura das expressões. Neste sentido, enquanto que na arquitetura se deixou de lado o estilo gótico e se tornou o arco de meio ponto, as cúpulas arredondadas, as formas lineares e simples; na pintura se retomaram personagens das culturas greco-romanas (principalmente deuses e heróis), representando-os de maneira proporcional e escultural.
Podemos dividir o Renascimento em dois períodos principais: o Quattrocento (referente ao século XV), período em que o centro de produção cultural foi Florença; e o Cinquecento (referente ao século XVI), onde a sede do poder cultural se situava em Roma. Enquanto que no primeiro período se observa em alguns casos certas reminiscências da arte medieval, até o final da segunda etapa podem ser vistos elementos de crises que dão lugar ao posterior estilo Maneirista.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2014). Conceito de Renascimento. Em https://conceitos.com/renascimento/. São Paulo, Brasil.