Recursos são elementos que contribuem com algum tipo de beneficio à sociedade. Na economia, recursos são os fatores que combinados são capazes de gerar valor na produção de bens e serviços. Diante de uma perspectiva econômica clássica são: capital, terra e trabalho.
O capital deve ser entendido como aqueles elementos que servem para a produção de bens e que foram por sua vez produzidos artificialmente, têm a característica de estabilizar-se ao longo do tempo e ser gasto lentamente. Costuma melhorar através de investimentos que aumentam suas possibilidades de produção em termos de quantidade. Assim, alguns exemplos de bens de capital são constituídos por máquinas e imóveis.
Por outro lado, a terra engloba todos os recursos naturais que podem ser utilizados para produzir bens ou para serem consumidos diretamente. Obviamente, este fator, diferentemente do capital, não é produzido e sim retirado da natureza. Este elemento inclui depósitos minerais, terras férteis, etc. Historicamente tem sido fonte de enormes disputas que desencadearam em guerras e derramamento de sangue. Também tem causado enorme controvérsia em relação aos fenômenos da reforma agrária, que dão ênfase na desigualdade de distribuição de terras.
Por último, o trabalho é o esforço realizado pelos seres humanos para produzir. Historicamente o modo de trabalho predominante foi a escravidão, mas com o desenvolvimento do capitalismo o trabalho assalariado foi a forma que instalou-se como a mais importante. O salário, por sua vez, é o preço do trabalho no mercado trabalhista.
Alguns autores como Marx destacaram relações conflitantes entre estes elementos, em especial entre capital e trabalho, na medida em que estão longe de integrar-se harmonicamente, ambos apresentam objetivos opostos. Segundo esta postura, as contradições existentes terminam com o sistema econômico.
É de grande importância a correta ponderação que um país faz dos seus recursos disponíveis, a fim de sua completa utilização para posicionar-se melhor no mundo. Entre as medidas tomadas a esse respeito, uma das mais importantes é conseguir uma correta integração desses recursos.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2014). Conceito de Recursos. Em https://conceitos.com/recursos/. São Paulo, Brasil.