Rebelde - Conceito, o que é, Significado

Pode-se dizer que uma pessoa é rebelde quando se opõe ao poder estabelecido ou a uma autoridade. Também é um rebelde o indivíduo que adota uma atitude contrária à maioria. De qualquer forma, a rebeldia está associada ao espírito humano e a sua capacidade de enfrentar qualquer tipo de imposição.

Uma criança rebelde

Se uma criança não obedece às ordens dos seus pais com normalidade e manifesta atitude de repúdio pode ser considerada como uma criança rebelde. Trata-se de um comportamento muito comum, já que as crianças se encontram em fase de socialização e têm dificuldades para compreender certas normas ou imposições.

O rebelde diante da justiça

Quando uma pessoa não acata uma lei por algum motivo, do ponto de vista legal é considerada uma rebelde. Por outro lado, um indivíduo é declarado em estado de rebeldia quando não comparece perante um tribunal para um processo penal.

Atitudes rebeldes na sociedade

A vida em sociedade envolve uma pluralidade de condutas. De certa forma, todos os comportamentos que batem de frente com alguma norma, dogma ou ideais majoritários são atitudes rebeldes.

No contexto religioso, se uma pessoa não acata um dogma majoritário sua rebeldia é chamada de heresia. No campo político, os indivíduos que combatem uma forma de poder são chamados revolucionários. No mundo da moda, a pessoa que vai contra uma corrente expressa certa forma de rebeldia. Em todos estes casos há um elemento em comum: o rebelde combate uma tendência majoritária e assume certo risco, pois sabe que sua atitude pode lhe trazer problemas (com o poder religioso, político ou com as pessoas que convive).

O alto preço que pagam os rebeldes

As atitudes submissas e obedientes são pouco heroicas, mas normalmente são úteis para garantir a sobrevivência. No outro extremo, as posturas não submissas e rebeldes têm maior atrativo, mas normalmente são mais arriscadas. Alguns personagens históricos são lembrados por rebeldia, mas em sua maioria pagaram alto preço por ela.

Personagens como Jesus Cristo, Gandhi, Luther King, Galileu e Pancho Villa foram homens que adotaram posturas valentes e contrárias ao poder. Sua rebeldia saiu vitoriosa do ponto de vista moral da história, mas no pessoal todos eles pagaram um preço muito elevado: a morte, o castigo e a rejeição da sociedade.

Imagem: Fotolia. Ratoca

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: