A psicologia é uma ciência de estudo muito importante para o ser humano, uma vez que este ramo de conhecimento reflete uma metodologia diferente sobre o comportamento do homem. A psicologia científica pretende dotar este ramo do saber com a objetividade que tem a ciência experimental em oposição aos outros saberes mais especulativos, como por exemplo, a filosofia.
A psicologia científica busca uma conexão entre o plano emocional e o plano físico, pois corpo e mente interagem de forma constante. A psicologia científica analisa o porquê das coisas, ou seja, investiga a relação causa e efeito ao melhor estilo científico. Esta psicologia tem grande peso no progresso da investigação empírica dos processos mentais. Wilhelm Wundt é uma referência na história da psicologia científica, pois foi ele quem criou o primeiro laboratório de psicologia científica, um ambiente de trabalho que colocou um ponto de inflexão na ciência, uma vez que este pesquisador, através da observação e da dedução de fatos, análises, pesquisas e estudos, pôde ter uma melhor compreensão do ser humano.
Wundt é considerado o pai do estruturalismo. A psicologia científica é definida pelo seu método científico como critério máximo de verdade e progresso. Já a reflexão especulativa fica considerada em segundo plano. Um ponto que coincide também com a psicologia experimental é a valorização do poder da ciência como referência de verdade.
Wilhelm Wundt teve grande contribuição na história da psicologia graças à força de seu trabalho. Este cientista estudou os processos da consciência e assim pôde considerá-la como uma experiência imediata. A psicologia científica é uma ciência porque valoriza acima de tudo o valor da objetividade, no entanto, que é uma ciência que contribui com dados mensuráveis e qualificados.
A complexidade do ser humano é marcada por comportamentos externos que podem ser observados e são reflexo do interior da mente e do desejo. Esta conexão entre o interno e o externo é constante. Por outro lado, a linguagem é também uma ferramenta muito positiva para conhecer melhor o outro.
Qualquer psicólogo científico aborda o comportamento humano com a mesma metodologia que um cientista experimental.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2014). Conceito de Psicologia Científica. Em https://conceitos.com/psicologia-cientifica/. São Paulo, Brasil.