O conceito de produção agrícola é utilizado na área da economia para fazer referência ao tipo de produtos e benefícios que uma atividade como a agrícola pode gerar. A agricultura, ou seja, o cultivo de grãos, cereais e vegetais, é uma das principais e mais importantes atividades para a subsistência do ser humano, pelo qual sua produção é sempre uma parte relevante das economias na maioria das regiões do planeta, independentemente de quanto seja avançada a tecnologia ou a rentabilidade.
Quando falamos de produção agrícola nos referimos a tudo aquilo que é resultado da atividade agrícola (a agricultura), por exemplo, cereais como o trigo ou o milho, vegetais e hortaliças como a batata, a cenoura ou frutas como o morango, a maçã, etc. Todos estes produtos formam parte da atividade agrícola e são utilizados em uma porcentagem muito alta como alimentos, embora possam ser encontrados também outros usos para diversas indústrias (perfumaria, indumentária, higiene, etc.).
A produção agrícola é uma variável que quem trabalha na área deve levar em conta na hora de pensar em rendimentos e lucros. Isto acontece porque a produção agrícola deve ser controlada e organizada de maneira apropriada, conhecer os ciclos da natureza e dos produtos a cultivar, assim como os fatores climáticos que muitas vezes podem fazer perder anos de trabalho. Além disso, devem considerar também elementos como o armazenamento dos produtos já obtidos em espaços apropriados e que não permitam que esses produtos se percam. Finalmente, para que a produção agrícola seja rentável, ela deve permitir recuperar e superar os investimentos realizados a fim de gerar algum tipo de renda para o empresário.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2014). Conceito de Produção Agrícola. Em https://conceitos.com/producao-agricola/. São Paulo, Brasil.