Produção - Conceito, o que é, Significado

Producao

O termo produção se refere a qualquer tipo de atividade destinada à fabricação, elaboração ou obtenção de bens e serviços. No entanto, a produção é um processo complexo que exige vários fatores que podem ser divididos em três grandes grupos: a terra, o capital e o trabalho. A terra é o fator produtivo que engloba os recursos naturais; o trabalho é o esforço humano destinado à criação de beneficio; e finalmente, o capital é um fator derivado dos outros dois e que representa o conjunto de bens que além de poder ser consumido diretamente, também serve para aumentar a produção de outros bens. A produção combina estes elementos para satisfazer as necessidades da sociedade a partir do reconhecimento da demanda de bens e serviços.

A produção de uma empresa pode ser medida em um determinado volume. A diferença entre o volume do produzido em tremo de dinheiro em relação aos bens consumidos explica o valor acrescentado a estes recursos. Assim, de acordo com a diferença que é feita a utilização dos fatores de produção em relação aos valores de produção final é que se terá referência da rentabilidade ou do lucro da organização comercial. As empresas estão continuamente medindo, reorganizando e combinando estes fatores de modo cada vez mais inovador a fim de baixar os custos ou explicar a alta demanda de bens ou serviços oferecidos por um preço superior e lucros mais elevados.

No entanto, o descrito é o modo como se desenvolve a atividade produtiva em uma economia de mercado. No passado, os modos de produção se organizavam de várias maneiras, dependendo do período histórico. Assim, por exemplo, podemos falar de um modo de produção primitiva, onde a propriedade da terra era compartilhada e a produção limitada até o surgimento da divisão de trabalho; após isso, podemos referir às formas de produção baseadas na escravidão, onde os trabalhadores eram propriedade de outros homens ou de uma determinada organização política; posteriormente surgiu o feudalismo, que estabelecia uma relação entre o servo e o senhor feudal, onde havia a troca de proteção política e militar por trabalho na terra.

O capitalismo revolucionou definitivamente as relações de produção, deixando de lado qualquer vestígio de produção que não se baseasse no uso de capital. Isso aumentou consideravelmente a produtividade da sociedade, embora também deixasse evidente a enorme diferença entre a riqueza e pobreza.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: