Conceito » Saúde » Predisposição Genética

Predisposição Genética - Conceito, o que é, Significado

A sorte do ser humano pode ser medida a partir de diferentes perspectivas, claro que no campo da saúde são vários os elementos que definem o nível de bem-estar pessoal. O estilo de vida saudável marcado por rotinas tão essenciais como a dieta mediterrânea, o exercício físico moderado e a ausência de tabaco são uma boa fórmula de autocuidado.

Cuidados com a saúde

No entanto, existem elementos que transcendem a própria liberdade individual. Assim fica demonstrado, a partir do ponto de vista científico, na informação contida no código genético do ser humano. Esta informação pode mostrar algum fator pelo qual uma pessoa tem uma probabilidade maior de sofrer alguma doença em particular.

Existem muitas famílias que são afetadas pelo câncer e como consequência perdem seus entes queridos. Atualmente, há exames médicos que ajudam a identificar se uma pessoa tem predisposição genética para sofrer de câncer ou de outras doenças.

Deve-se destacar que além do aspecto genético, o estilo de vida também pode ser um fator determinante que pode agravar esta probabilidade. Ou seja, por exemplo, se uma pessoa tem predisposição genética para tal doença, além do tabaco que aumenta o risco.

Informação genética

Esta susceptibilidade genética mostra uma probabilidade, no entanto, não significa um determinismo de causa e efeito. A execução destes exames pode ter um valor preventivo quando há controle na saúde do paciente, aumentando os níveis de bem-estar e tomando precauções contra fatores de risco.

Os exames genéticos de DNA oferecem informação do genoma. Laboratórios especializados realizam este tipo de exame médico para que o paciente possa fazer de forma livre.

A medicina está em constante evolução nos países desenvolvidos. A saúde é um dos bens mais preciosos. Este tipo de exame pode determinar o fator de risco de contrair câncer, assim como de outras doenças, como a diabetes.

Estes exames mostram também a importância da genética em nossas vidas, assim como uma possível prevenção do futuro, uma vez que o paciente sabendo o resultado tem mais dados para fazer mudanças em seu estilo de vida de forma terapêutica.

Imagem: Fotolia. Shane

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: