Conceito » Aprender » MDF

MDF - Conceito, o que é, Significado

Na indústria de móveis é muito comum o uso de um material artificial que se assemelhe à madeira. Este material é o MDF, cujas siglas correspondem em inglês a medium density fibreboard e em português pode ser traduzido como "fibra de madeira de densidade média".

Trata-se de um produto processado, mais especificamente um tipo de placa aglomerada. É feito da madeira de pinho radiata encontrada em países como Argentina, Chile e Brasil. É um aglomerado especialmente pesado e compacto. Assim mesmo, a superfície do material se destaca por ser muito fina e plana.

Ao contrário do que se acredita comumente, este produto não provém dos restos das oficinas de madeira, uma vez que é fabricado das árvores derrubadas. A maioria das empresas que trabalham com MDF defendem critérios de sustentabilidade ambiental.

Processo de elaboração e principais usos e vantagens

Para obter este material é necessário extrair uma substância da madeira original, a linina. Esta substância é a que proporciona dureza e resistência às madeiras naturais.

Uma vez obtida a linina, mistura-se com resinas sintéticas. Esta mistura é aquecida com o fim de transformar-se em painéis rígidos de MDF. Este material tem inúmeros usos: pisos, móveis de interior, revestimento de paredes, chapas de madeira ou portas de cozinha. É um material fácil de trabalhar, pois não dobra nem racha e pode ser escovado com bastante facilidade. Para sua elaboração, utiliza-se normalmente uma cola especial, conhecida como formaldeído, que vem a ser uma substância tóxica. Como qualquer outro material, apresenta espessuras diferentes e sua qualidade varia de acordo com a marca e o fabricante. Para conseguir um acabamento perfeito é comum usar algum tipo de lixa fina para evitar o risco.

O MDF tem uma qualidade semelhante à madeira maciça, porém é muito mais econômico. Trata-se de um material ideal para ser pintado ou envernizado. Apesar de suas vantagens, não é muito resistente à água e seu uso não é adequado em locais muito úmidos.

Medidas básicas de segurança

Para manipular o MDF é conveniente incorporar algumas condutas, especialmente uma máscara para proteger-se do pó, óculos de proteção e luvas. Se este produto for cortado com uma serra é necessário proteger os ouvidos. No caso da pintura de um móvel, é recomendável usar uma máscara de carbono como proteção.

Contém formaldeído, um composto cancerígeno

Uma das substâncias empregadas em sua fabricação é o formaldeído, do qual é classificado pela Organização Mundial da Saúde como cancerígeno. O formaldeído funciona como uma espécie de adesivo entre as camadas que formam uma placa. Por este motivo, é fundamental o cuidado que se dá em sua finalização ou vedação para tentar impedir que este composto químico seja liberado no ar.

O problema reside mais precisamente na exposição direta, afetando em primeiro lugar aqueles que trabalham com esses materiais. Embora tenha avançado na diminuição, ainda se recorre ao formaldeído e é inevitável que certa porcentagem seja liberada ao meio ambiente. Um dos sinais é a irritação nos olhos, assim como no nariz e na garganta.

É importante observar e consultar a respeito daqueles que trabalham com móveis pelo fato de prejudicar a pele, assim quanto mais o interior do mobiliário estiver protegido, haverá uma probabilidade menor de exposição da substância.

Imagem: Fotolia. sergey0506

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: