Conceito de Enciclopedismo

O enciclopedismo foi uma corrente filosófica liderada por Denis Diderot e Jean d’Alember. Esta enciclopédia tinha a finalidade pedagógica de transmitir conhecimento dando valor sobre o saber como um meio necessário para alcançar a luz da razão, um canal para atingir o conhecimento certo. A razão é o principal canal para acabar com as falsas formas de conhecimento, tais como a superstição.

Promover o conhecimento como um bem necessário para impulsionar a sociedade à conquista da modernidade. Ou seja, o conhecimento é a base do progresso social. Neste contexto, através da enciclopédia, são defendidas teses democráticas e criticadas as fragilidades da ordem existente.

A Enciclopédia baseia sua investigação na liberdade através das seguintes perspectivas: pensamento, pesquisa e religião.

Bases do Enciclopedismo

O Iluminismo compreende o conhecimento como um bem democrático, ou seja, como um legado que deve estar ao alcance de qualquer pessoa, no lugar de tornar o conhecimento em um bem elitista que apenas se encontra disponível para alguns.

Esta enciclopédia elaborada na França tinha como finalidade organizar o conhecimento sob um critério racional. Nesta enciclopédia ficam expressos os principais ideais. Por exemplo, a ciência como base do progresso social de cada tempo. A ordem natural como meio para alcançar a felicidade terrena. Trabalharam nesta obra até 150 pessoas de diferentes perfis: teólogos, artistas, filósofos, cientistas, juízes e artesãos.

Este importante trabalho possuía 28 volumes. O século XVIII passou para a história como o Século das Luzes, ao fazer um elogio do conhecimento como um meio necessário para o desenvolvimento humano.

Autores da Enciclopédia

Os autores da Enciclopédia eram conhecidos como enciclopedistas cujo trabalho teve uma grande influência sobre a política da época. O enciclopedista Jean-Baptiste le Rond d’Alembert foi um perito que realizou publicações especializadas em ciências: astronomia, matemática e física. Dirigiu junto com Diderot esta obra cujo nome continua sendo referência para referir a este tipo de trabalho ainda hoje: enciclopédia.

Voltaire é o filósofo mais conhecido da Enciclopédia. Defendeu a liberdade de expressão e as crenças. Este autor acredita que a liberdade individual é um pilar fundamental do desenvolvimento.

Rousseau acreditava que a propriedade privada era causa da desigualdade entre as pessoas. Portanto, esta era uma das causas de infelicidade.

Imagem: Fotolia. kobackpacko

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Enciclopedismo. Em https://conceitos.com/enciclopedismo/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre