No contexto do trânsito, o conceito passar significa a típica manobra realizada por diversos veículos como automóveis, motos, ônibus e caminhões, quando estão em movimento ou transitando por alguma via, especialmente em rodovias ou grandes avenidas.
Basicamente consiste na passagem de um veículo sobre o outro, ou mais de um, que circula no mesmo sentido. Com esta ação, o veículo ficará à frente dos demais, ou seja, o automóvel que trafega pela pista da esquerda passa pelo veículo que circula na pista da direita sem invadir o espaço do outro, simplesmente por apresentar uma velocidade maior.
Vale destacar que embora toda manobra envolva um risco, ela é bastante simples e de pouco perigo quando realizada em uma avenida ou rodovia de várias pistas em que todos os automóveis circulam na mesma direção.
No entanto, é importante ressaltar a diferença que esta manobra tem em relação à outra mais ousada e que pode ser confundida como uma ultrapassagem. Ultrapassar é uma manobra realizada por um veículo em alguma via envolvendo a mudança de pista pela esquerda levando em conta o eixo da mesma. Desta maneira, o veículo passa à frente daquele que perseguia minutos atrás e com uma velocidade inferior.
Por isso, a ultrapassagem é uma manobra perigosa e arriscada que deve ser realizada com consciência e domínio total do volante e da pista que se encontra.
Enfim, qualquer manobra realizada por um veículo, seja ela uma passagem ou ultrapassagem, deve ser executada com responsabilidade e total segurança porque estar em dúvida neste caso pode ser fatal.
Se tivéssemos que dar um conselho, o ideal seria evitar essas passagens ou ultrapassagens, justamente porque os veículos mais rápidos abusam das pistas. Assim, cada um deveria ter a consciência de seguir seu ritmo e não querer tirar vantagem do outro com manobras que geralmente envolvem acidentes.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2015). Conceito de Passar. Em https://conceitos.com/passar/. São Paulo, Brasil.