A palavra párvulo se refere a uma criança que ainda não ingresso no sistema escolar. Neste sentido, o párvulo tem 6 anos aproximadamente no máximo. Numa segunda descrição, o párvulo se refere a uma pessoa ingênua.
As palavras menino e menina possuem muitos sinônimos e cada um deles tem um aspecto particular. No caso de párvalo, este termo se refere a uma criança que ainda não ingressou no sistema educativo. O termo bebê se refere ao recém-nascido que tem meses de vida. Quando a criança ultrapassa essa fase de bebê é chamada de nenê. Curiosamente, para os ciganos a criança é um churumbel.
Na Galícia (Espanha) é muito comum o termo rapaz. Já na América Latina há uma grande variedade de palavras: cuate, chavo, pibe, chamaco, chamaquito, entre outros. A lista pode continuar com uma série de apelidos carinhos, tais como moleque, guri, pivete, piá, etc.
Se pensarmos na infância, na adolescência ou na primeira juventude podemos observar que em cada época há um centro educativo específico: o párvulo estuda no parvulário (berçário), a criança no colégio, o adolescente num instituto e, por último, o universitário na faculdade ou universidade. Esta trajetória se inicia a partir de uns meses de vida e vai até os 18 anos aproximadamente.
Vamos focar no termo parvulário, que chama a atenção pela grande diversidade de sinônimos
A palavra parvulário não é utilizada de maneira habitual na terminologia educativa oficial, outras são mais comuns como pré-escola, jardim da infância, jardim maternal ou escola infantil.
O termo creche é mais comum e utilizado nos dias de hoje. A creche é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico e cuidados às crianças com idade até aos três anos que não tem pais ou que os deixam para trabalhar. Nos últimos anos outra denominação passou a ser usada “kindergarten” uma palavra alemã também empregada no inglês que literamente quer dizer “jardim para as crianças”.
Quando escutamos a expressão “Não seja párvulo” (em desuso nos dias de hoje) é bem provável que não refira a uma criança, mas sim a um adulto. Assim, quando uma pessoa é ingênua e inocente se diz que ela é uma párvula. Neste sentido, deve-se destacar que uma das características principais de uma criança é a inocência. Desta maneira, a inocência de algumas pessoas estabelece certo risco, pois uma pessoa assim poder ser facilmente enganada ou manipulada.
Imagem: Fotolia. tigatelu
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2016). Conceito de Párvulo. Em https://conceitos.com/parvulo/. São Paulo, Brasil.