Em grego o prefixo pan quer dizer todo, assim a palavra pansexual significa literalmente todo sexo. Neste sentido, deve-se destacar que a existência do pansexualismo como interpretação da realidade humana.
Freud é o pai intelectual da psicanálise, uma corrente terapêutica da psicologia e ao mesmo tempo uma abordagem filosófica sobre a existência humana. Na análise freudiana, a sexualidade tem um protagonismo único e prova disso são as avaliações sobre o complexo de Édipo, a libido ou Eros e Tânatos como dois impulsos ou instintos que fazem parte da condição humana.
De certa forma, para Freud e a psicanálise em geral tudo está ligado à sexualidade, aos desejos, à motivação e aos mecanismos de defesa. De maneira consciente ou inconsciente somos seres sexuais e o impulso sexual está presente na vida cotidiana, na cultura e na arte.
O pansexual é aquela pessoa, homem ou mulher, que vive a sexualidade com intensidade e que normalmente tem apetite sexual por pessoas de qualquer sexo ou inclinação sexual. Desta maneira, o pansexual é aquele que não discrimina ninguém sexualmente, pois sente interesse por qualquer um. Pode-se dizer que o pansexual leva ao limite a bissexualidade. Na bissexualidade as preferências pelo gênero masculino ou feminino têm importância, já no pansexualismo a diferença entre homem e mulher é irrelevante.
Quando alguém se define como pansexual dá a entender três ideias:
1) que o sexo é prioridade em sua vida e de alguma forma está completamente envolvido;
2) que tem atitude aberta em relação ao sexo e não se limita às relações convencionais;
3) que tem vício sexual.
Como podemos ver são vários os significados que podem ter o pansexualismo.
Do ponto de vista social, a conduta pansexual é considerada em certas ocasiões como uma parafilia, ou seja, uma desordem da conduta sexual. Existem aqueles que entendem que o pansexualismo é um desvio de comportamento, mas há outras posições que reivindicam a pansexualidade como uma forma de entender o sexo a partir da liberdade individual e que vai além do tradicional.
Imagem: iStock. Kristina Velickovic
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2016). Conceito de Pansexual. Em https://conceitos.com/pansexual/. São Paulo, Brasil.