Conceito » Sociedade » Otaku

Otaku - Conceito, o que é, Significado

Historicamente a cultura japonesa é fechada em si mesma e de pouco contato ou quase nulo com o mundo ocidental. No entanto, esta tendência tem mudado nos últimos anos e os japoneses têm se integrado ao mundo globalizado.

Atualmente não é estranho escutarmos o uso de termos e referências culturais próprias da nação japonesa. A palavra otaku é um bom exemplo deste fenômeno.

Os otakus formam uma subcultura urbana que levam sua paixão pelo anime e o mangá ao extremo

No Japão, os fãs apaixonados pelo mundo dos mangás e dos animes são conhecidos como otakus. No contexto japonês, este termo é geralmente usado com um sentido pejorativo, pois este rótulo transmite que alguém leva seu hobby a um ponto exagerado e até doentio. Em nosso idioma este rótulo não é considerado tão depreciativo e assim chamamos as pessoas com essas características de friki.

Como podemos identificá-los?

O típico otaku japonês se destaca por algumas características e peculiaridades. É capaz de apaixonar-se por um de seus personagens fictícios mais favoritos. Costumam vestir-se com as roupas do universo anime ou mangá e usam esses personagens na tela de fundo do seu celular.

Com relativa frequência sua paixão lhe conduz ao isolamento social e quando isso acontece o otaku se torna um hikikomori.

Entre seus acessórios favoritos, destacam-se as perucas de cores chamativas. Muitos otakus de outros países usam palavras em japonês e em vez de dizer oi empregam a saudação equivalente "kaori chan", assim como outras expressões do cotidiano japonês.

As meninas adotam uma postura mais meiga e exageram no comportamento infantil, sendo muito comum cantarem as canções típicas do mundo dos animes e mangás.

Um breve glossário de termos japoneses incorporados à aldeia global

- Wabi sabi é um tipo de beleza baseado na ideia de imperfeição.

- Shinrin-yoky é um "banho florestal" e com este termo se refere à busca da tranquilidade e o silêncio na floresta.

- A atitude resistente e a capacidade de luta são conhecidas como gaman.

- Um Koi No Yokan seria um amor à segunda vista. Ame otoko são as pessoas pessimistas.

- Quem vive o momento com intensidade é um ukiyo.

- As pessoas confiáveis e sérias são majimes.

Além destas expressões, a estética japonesa está presente na moda gyaru, nos uniformes escolares tipo kogal ou no estilo decora.

Os otakus deixaram de ser um fenômeno exclusivamente japonês para tornar-se uma tribo urbana em todos os cantos do planeta.

Imagens Fotolia: OlegMit, Es0lex

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: