Conceito » Educação » Octógono, Eneágono, Decágono

Octógono, Eneágono, Decágono - Conceito, o que é, Significado

O polígono é uma figura geométrica plana que se encontra delimitada por diferentes segmentos unidos.

Todo polígono está formado por lados ou segmentos, os vértices ou pontos de união dos lados e dos ângulos, que são os espaços formados entre dois raios que se unem em um ponto.

Quanto à sua classificação, estão divididos em regulares e irregulares (quando todos os lados e ângulos são iguais, trata-se de um polígono regular). Outra forma de classificá-los é pelo número de lados que apresentam. O octógono, o eneágono e o decágono são polígonos que contam com oito, nove e dez lados, respectivamente.

Octógono

Esta figura geométrica é regular quando seus lados e ângulos são congruentes, ou seja, iguais. Seus ângulos são todos de 135 graus e em seu interior é possível formar oito triângulos. Para calcular seu perímetro, multiplica-se o comprimento de um lado por oito. Para calcular sua área, deve-se multiplicar o perímetro pelo apótema dividido por dois (o apótema é a distância que há entre o centro de um polígono e o ponto central que se encontra em cada lado de uma figura).

Como outras figuras, é possível traçar uma circunferência perfeita através do interior ou do exterior de seus lados. Se os lados deste polígono não são iguais entre si, o octógono é irregular.

Eneágono ou nonágono

Como seu próprio nome indica, esta figura geométrica tem nove lados e nove vértices. Se todos os lados têm o mesmo comprimento e seus ângulos internos são iguais, trata-se de uma figura regular. Cada um dos seus ângulos tem 140 graus.

Se multiplicarmos o comprimento de cada lado por nove obtemos o perímetro. Obviamente, o eneágono pode ser irregular.

Decágono

O prefixo grego deca indica que esta figura possui dez lados iguais. Este polígono tem também dez vértices, dez ângulos e trinta e cinco diagonais.

Para calcular sua área é preciso saber o comprimento de seus lados ou então o comprimento de seu apótema.

Além da Matemática

As diferentes figuras geométricas são "ferramentas" básicas de desenho técnico e servem para planejar uma construção arquitetônica ou então para projetar todo tipo de objeto da vida cotidiana. Assim mesmo, a natureza apresenta formas geométricas exclusivas, como a forma hexagonal dos favos de mel das abelhas ou algumas estruturas anatômicas do reino animal e vegetal.

Os padrões geométricos da natureza são conhecidos como fractais. O conhecimento dos fractais é de grande utilidade na sismologia, na biologia ou em qualquer forma de medição terrestre. Seu conhecimento nos permite compreender melhor a ordem da natureza.

Imagems: Fotolia. ngaga35

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: