A nota musical pode ser entendida como o elemento mais básico e primordial do som e da música. Ela é o elemento a partir do qual se compõe as diferentes melodias e harmonias, pois cada uma delas representa um som particular e completo que, em conjunto com as outras, compõe um som mais complexo e duradouro. As notas musicais são elementos abstratos, mas são representadas de maneira simbólica nos pentagramas para que possam ser lidas e interpretadas pelos músicos.
Muitos consideram que as notas musicais são equivalentes aos átomos, as unidades básicas e indivisíveis da matéria. O mesmo ocorre com as notas musicais, pois elas são as que permitem compor sistemas de som mais complexos e duradouros. As notas não existem por si só como os átomos, mas também são uma interpretação que o ser humano realiza dos diferentes sons existentes no mundo que nos rodeia. As notas musicais são sete: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Isto é conhecido como escala musical e é representada, justamente como uma escala no pentagrama. A combinação dessas notas musicais mais a soma de outros elementos que acompanham ou a variação entre cada uma delas é o que permite compor diferentes tipos de música.
Devido à variedade de tons e sons existentes em cada nota, a música é tão variada e complexa como se conhece. Somados à velocidade, ao ritmo e a outros elementos são obtidos diversos ritmos musicais que são completamente diferentes entre si e que são tocadas de maneira diferenciada. Uma das características mais importantes das notas é que devem sempre ser combinadas de forma harmônica de modo que o som obtido seja agradável ao ouvido humano, que não desafine nem soe agressivo, circunstâncias que podem ocorrer quando as notas não são combinadas corretamente.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Nota Musical. Em https://conceitos.com/nota-musical/. São Paulo, Brasil.