Conceito » Cultura » À Capela

À Capela - Conceito, o que é, Significado

Nas apresentações musicais, a voz humana costuma vir acompanhada de algum instrumento ou um microfone que complementa os efeitos sonoros da voz. Entretanto, em certas ocasiões, os cantores mostram sua destreza vocal sem nenhum tipo de recurso complementar e cantam com sua voz como único instrumento. Quando isso acontece, costuma-se dizer que se canta à capela. Obviamente, esta forma de cantar tem um grau de dificuldade elevado e ao mesmo tempo implica certos riscos, pois qualquer erro pode ficar claro diante do público.

Quem canta à capela se apresenta ao vivo, sem playback, nem acompanhamentos instrumentais e nenhum tipo de efeito musical artificial. Em muitas apresentações musicais a voz humana é corrigida de forma digital, por exemplo, através dos sintetizadores de voz.

A origem da expressão “cantar a cappella”

A expressão “cantar a cappella” vem do italiano, mais especificamente da palavra capela ou igreja. Portanto, “a cappella” significa literalmente “como na capela”. Deve-se levar em conta que, antigamente nas igrejas, era proibido o uso de instrumentos musicais, uma vez que o canto era realizado com a voz como único elemento. Assim, cantar à capela se refere aos cânticos realizados nas igrejas.

Até a Idade Média a única música nas igrejas eram os cantos gregorianos. Foi a partir do século XV que se introduziu o uso de outros instrumentos musicais diferentes da voz humana.

Termos musicais de origem italiana

À capela é uma forma italiana que faz parte do nosso idioma. Na terminologia musical são empregados outros vocábulos que provém do italiano. São inúmeros os exemplos neste sentido: mezzosoprano, ópera, alto-falante, piano, sotto-voche (em voz baixa), alegro (uma composição musical), adagio (movimento de uma peça musical), ária, cantata, contrabaixo, quarteta, fermata, minueto, partitura, quinteto, serenata ou violoncelo.

Estes exemplos nos obrigam abordar a seguinte questão: por que o italiano está tão ligado à linguagem musical? Não há uma única resposta, são várias:

1) a escritura musical conforme conhecemos se consolidou na civilização romana e posteriormente esta tradição se afiançou na tradição musical italiana (as palavras empregadas nas partituras são italiana em sua maioria e quase todas provêm do latim);

2) alguns gêneros musicais são italianos como a ópera;

3) alguns instrumentos foram inventados por artesãos italianos, entre os mais conhecidos estão o violino e o violoncelo.

Imagem: Fotolia. niki99

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: