O termo normativa se refere ao conjunto de normas plausíveis de ser aplicadas no caso de uma determinada atividade ou assunto. No entanto, a norma é um preceito que demanda o cumprimento inevitável por parte dos indivíduos, ou seja, além de cumprir as normas, deve-se respeitá-las para não acarretar castigo com o cumprimento de uma pena, seja ela econômica ou judicial.
Quando em um grupo ou organização se faz referência à normativa, o que se refere é o conjunto de leis e regras que regem o funcionamento da organização, instituição ou grupo em questão.
Em qualquer grupo ou organização que participa uma variedade de pessoas é indispensável o estabelecimento de uma normativa que contenha leis, políticas e regras, que regularizem tanto seu funcionamento como o desempenho de quem trabalha nela, porque apenas em um quadro que prima pela ordem e organização será possível que o grupo ou a organização cumpra satisfatoriamente com suas metas e propósitos.
A importância da normativa é tanta que em muitas organizações existem áreas especialmente destinadas a esta questão e que são encarregadas de focar nas áreas mais sensíveis.
Vale ressaltar que sem uma normativa concreta e clara fica muito difícil que uma organização, grupo ou instituição realize sua obrigação. Por exemplo, em uma empresa que trata da elaboração de alimentos é norma obrigatória que seus empregadores cumpram rigorosamente com certas condições de higiene, pois se não forem cumpridas afetará claramente a produção da empresa. Por isso, é que muitas empresas apresentam advertências e punições para os empregados que não cumprem devidamente com seu dever apesar de estarem treinados.
E por outro lado, a palavra normativa é empregada para explicar o que vale como uma norma.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2014). Conceito de Normativa. Em https://conceitos.com/normativa/. São Paulo, Brasil.