Conceito » Direito » Admoestação

Admoestação - Conceito, o que é, Significado

A admoestação se refere a um aviso ou advertência dirigido a alguém com a intenção de corrigir um desempenho executado de maneira irregular.

Procedimento geral da admoestação

Existem dois protagonistas envolvidos: o indivíduo ou instituição que impõe a admoestação e a pessoa admoestada. O primeiro geralmente tem uma autoridade reconhecida e legítima. Por outro lado, a pessoa que recebe a admoestação age de maneira indevida.

Entre aquele que pune e aquele que é sancionado existe um regulamento ou normativa que especifica quais comportamentos são censurados, além dos motivos e os tipos de sanções a serem aplicados.

Vários contextos relacionados à ideia de admoestação

No mundo do esporte existe a figura do juiz ou árbitro. Sua tarefa é evidente: fazer com que os atletas desenvolvam sua atividade respeitando as regras. Se durante a competição houver alguma ação indevida o árbitro pode impor algum tipo de admoestação, que pode ser uma advertência verbal ou então mais explícita, como aplicar um cartão amarelo no caso do futebol.

No ambiente escolar, os alunos devem cumprir com as regras de convivência. Havendo um comportamento inadequado, o professor deve aplicar o regime disciplinar e impor algum tipo de admoestação.

No contexto laboral, existem admoestações quando o funcionário comete alguma falta leve e específica (por exemplo, um atraso na hora da entrada ou faltar com respeito a um superior). Nestes casos, o aviso de admoestação pode ser verbal ou por escrito. Caso haja um acúmulo no número de admoestações existe a possibilidade da pessoa ser demitida pela empresa.

O respeito às normas estabelecidas

Na maioria das atividades humanas, existem normas específicas que servem como referência. O código de circulação, o regime disciplinar de uma escola e os regulamentos trabalhistas são claros exemplos de normas que devem ser respeitadas para o bom funcionamento da atividade.

Em qualquer destas circunstâncias, as admoestações funcionam como um elemento de coerção e normalmente são acompanhadas de multas, penalidades ou punições. O indivíduo é admoestado quando não cumpre alguma norma estabelecida e, consequentemente, tem que assumir algum tipo de punição. Se o mecanismo das admoestações não é aplicado corretamente, a atividade a ser realizada se torna um caos, imperando a injustiça e a desordem.

Imagem: Fotolia. alphaspirit

Relacionados:

  1. Regulamento
  2. Fair Play
  3. Responsabilidade Extracontratual
  4. Assassinato em primeiro, segundo e terceiro grau
  5. Arbitrário
  6. VAR
  7. Emendar
  8. Demanda (Direito e Economia)
  9. Apropriação
  10. Garantias Constitucionais