Conceito » Saúde » Morbimortalidade

Morbimortalidade - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista estatístico, os serviços sanitários de uma nação necessitam contabilizar os índices de mortalidade e morbidade. No primeiro caso, trata-se do número de pessoas falecidas no conjunto de uma população. O índice ou taxa de morbidade se refere à proporção de indivíduos que adoecem durante um período determinado.

Obviamente, ambos os conceitos estão intimamente relacionados, pois muitas doenças são a causa direta da morte. Desta maneira, fala-se da morbimortalidade como a interação entre os óbitos e as causas médicas que acontecem. Deve-se destacar que a taxa de morbimortalidade pode ser entendida como um dado geral e bruto ou então de maneira especifica (por doença, sexo ou idade).

Quando se demonstra que uma patologia concreta é a causadora de certo número de falecimentos se fala da morbimortalidade desta doença

As causas de falecimento no mundo são altamente variáveis. Nos países como Colômbia, França ou Espanha as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na população. Em muitos países africanos, a AIDS, a malária e a hepatite B fazem parte de uma alta porcentagem de óbitos.

Os dados estatísticos proporcionados sobre morbimortalidade são de grande utilidade para estabelecer estratégias médicas eficazes.

A obesidade, a malária, a diabetes e a dengue são patologias que potencialmente podem levar à morte. Assim mesmo, a morbimortalidade pode ser orientada em todo tipo de questões médicas, como a pediatria, a maternidade ou o tabaquismo. Por outro lado, a qualidade da água ou a contaminação atmosférica são algumas das causas que produzem as doenças mortais.

A morbimortalidade infantil

Os falecimentos de crianças dependem de dois fatores principais: o nível de pobreza de uma nação e a qualidade da saúde pública. Em grandes territórios da Ásia e da África, as duas principais causas de morbimortalidade infantil são a pneumonia e diarréia. Estas patologias produzem taxas de mortalidade que poderiam ser reduzidas significativamente através de um atendimento médico básico, uma correta nutrição e um sistema de vacinação.

Os estudos médicos sobre a morbimortalidade infantil estão focados em todas as causas que têm relação direta com a morte de crianças. Entre elas se destacam as condições perinatais (asfixia durante o parto ou pneumonia congênita) e as malformações congênitas.

Imagem: Fotolia. Andrey Popov

Relacionados:

  1. Morbidade
  2. Taxa de Natalidade e Mortalidade
  3. Incidência
  4. PIB
  5. Bioestatística
  6. População Inativa
  7. Doença
  8. Censo
  9. Doenças Neurodegenerativas
  10. Sequela em Saúde