Conceito » Saúde » Mastite

Mastite - Conceito, o que é, Significado

A inflamação dos seios é conhecida como mastite. Esta patologia está relacionada habitualmente ao período de amamentação e pode afetar um ou os dois seios.

Principais causas

Normalmente acontece pela obstrução dos dutos do leite. Entretanto, em certas ocasiões, sua causa é a contaminação bacteriana de alguma rachadura no mamilo ou pela congestão das glândulas mamárias. Trata-se de um dos problemas mais comuns durante o período de amamentação, na verdade, estatisticamente atinge cerca de 5% das mães. Às vezes sua causa se deve à forma incorreta de amamentar por parte do bebê.

Tipos de mastite

Esta patologia pode levar a uma infecção, mas isto não significa que todas as mastites sejam infecciosas. Neste sentido, a mastite não infecciosa ocorre quando o seio não se encontra totalmente vazio de leite, isso produz um aumento de pressão nos alvéolos mamários provocando uma inflamação na mama. Esta circunstância é causada pela compressão realizada pelos dedos ao segurar o peito para extrair o leite ou então por causa do uso de sutiã muito apertado impedindo o fluxo de leite e provocando um nódulo doloroso.

A mastite de tipo infecciosa significa uma infecção dos dutos glandulares mamárias e sua causa são as bactérias encontradas na pele. Este tipo de doença provoca febre, mal-estar, inchaço no peito, vermelhidão e certa dor.

Tratamento

Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem com uma massagem suave sobre a área afetada em direção ao mamilo (assim o leite é empurrado em direção ao mamilo) ou então pela aplicação de compressas mornas.

Quando estes sintomas aparecem é necessário visitar um especialista, uma vez que a mastite pode ocasionar um quisto ou abscesso, o que poderia potencialmente infectar o bebê. Por este motivo, o primeiro passo é parar a infecção. Durante o tratamento do processo infeccioso, suspende-se a amamentação, mas depois de superada a infecção deve-se voltar à normalmente. Na verdade, é comum que os medicamentos contra a infecção sejam compatíveis à amamentação.

Os médicos recomendam alimentar aos bebês com frequência e extrair o leite regularmente para evitar o ingurgitamento

Deve-se levar em conta que a amamentação adequada é a melhor forma de prevenção da mastite. O ginecologista é o especialista que dá o diagnóstico correto sobre esta doença.

Imagem: Fotolia. nerthuz

Relacionados:

  1. Asma
  2. Text Neck
  3. Perinatal
  4. Brônquios
  5. Granuloma
  6. Depressão pós-parto
  7. Isquemia
  8. Polifagia
  9. ISID
  10. Artrose