Abscesso - Conceito, o que é, Significado

O abscesso é uma coleção de pus localizada na pele ou nos tecidos profundos, que pode inclusive situar-se no interior dos órgãos.

Os abscessos se devem à infecção de algum tecido por bactérias ou parasitas, sendo as primeiras mais frequentes.

O pus é uma substância que se forma como consequência de defesa contra as bactérias causadoras da infecção. É formado por glóbulos brancos, microrganismos e tecido morto.

Principais manifestações que acompanham os abscessos

A infecção de um tecido pode dar origem a uma massa de pus que se torna um nódulo ou bola e que pode ser apalpada quando localizada nos tecidos superficiais. Esta lesão geralmente é macia, flutuante e quente quando tocada. É muito dolorosa e pode produzir sintomas gerais como febre, devido à reação do sistema imunológico contra o microrganismo causador da infecção.

Muitas vezes, os gânglios linfáticos mais próximos podem crescer de tamanho e inclusive dar origem a uma coleção de pus, ocasionando um transtorno conhecido como adenite.

Os abscessos profundos podem causar problemas graves como uma sepse ou infecção generalizada quando se apresentam em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como nos casos daqueles que recebem quimioterapia como tratamento de algum tipo de câncer, quando sofrem de doenças como a AIDS ou recebem tratamento imunossupressor de doenças como asma, artrite, lúpus ou por ser receptor de um transplante.

Qual é a melhor conduta diante de um abscesso?

Dependendo da localização e do sistema de defesa do paciente, o tratamento pode basear-se apenas no uso de medicamentos antibióticos tomados ou aplicados por via intravenosa.

Em alguns casos a cirurgia pode ser realizada para abrir o abscesso e drenar seu conteúdo, especialmente quando ocorrem em lugares que geram compressão das estruturas vitais, como é o caso dos abscessos cerebrais ou então quando afetam certos órgãos como fígado. Em ambos os casos, um agente causador relativamente frequente é a Entamoeba histolytica, o mesmo parasita que causa a amebíase.

A drenagem dos abscessos deve ser realizada por um profissional da saúde e acompanhada pelo uso de antibióticos para evitar que ocorra outro tipo de infecção dos tecidos, conhecida como celulite. No caso dos abscessos localizados no rosto próximo ao nariz, é possível que sua manipulação possa fazer com que os microrganismos migrem para o crânio causando abscessos cerebrais ou trombose dos seios venosos que rodeiam o cérebro.

Imagem: Fotolia. scio21

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: