As técnicas de massagem podem ser dirigidas com fins terapêuticos. Neste caso, fala-se da massoterapia, uma disciplina integrada ao campo da fisioterapia.
Quando uma pessoa sente dor em alguma parte do corpo a reação espontânea é colocar a mão sobre a área dolorida. Esta ação intuitiva constitui a raiz de uma tradição terapêutica que se remonta à antiguidade (nos tratados da medicina hipocrática grega já existem referências sobre as diversas técnicas de massagem medicinal).
As manobras manuais exercem uma força mecânica sobre o corpo e desta maneira é possível a recuperação dos tecidos. A dimensão terapêutica da massagem inclui vários aspectos: alivia a dor das contraturas, melhora a circulação e recupera os tecidos danificados.
A massagem é útil para aliviar a fadiga do organismo e para a recuperação muscular (muitos atletas recorrem a um profissional da fisioterapia ou à massoterapia para potencializar o rendimento físico). Deve-se levar em conta que os movimentos de manipulação têm uma finalidade preventiva e com eles podem ser evitadas possíveis lesões.
Do ponto de vista psicológico, as técnicas utilizadas servem para aliviar o estresse e os estados de ansiedade.
Algumas das técnicas mais empregadas são as seguintes: o deslizamento superficial, a fricção superficial e profunda, o amassamento, o deslizamento, a compressão isquêmica e a inibição das estruturas neuromusculares. Estas e outras técnicas são utilizadas tanto na área da saúde como na esportiva.
Esta modalidade de cura se baseia em um princípio geral: o corpo humano deve ser entendido como uma estrutura integral. Consequentemente, a saúde do organismo depende do equilíbrio entre os diversos sistemas que o integram (nervoso, ósseo, muscular, circulatório, etc.). O osteopata busca a origem da doença física e assim que tem um diagnóstico começa seu plano de tratamento com um fim terapêutico.
As terapias de osteopatia são realizadas com técnicas de manipulação do organismo. Muitos fisioterapeutas recorrem a este ramo terapêutico para curar ferimentos, melhorar a postura corporal ou potencializar a vasodilatação das artérias. A terapia sacro craniana é uma das técnicas integradas à osteopatia (através da pressão das mãos é manipulada a estrutura do crânio e a parte inferior da coluna vertebral, também conhecida como sacro).
Imagens: Fotolia. Kakigori Studio, Olesichek
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2018). Conceito de Massoterapia. Em https://conceitos.com/massoterapia/. São Paulo, Brasil.