Marvel e DC - Conceito, o que é, Significado

A história em quadrinhos é um subgênero literário acompanhado de ilustrações. Estas histórias são protagonizadas por heróis, também conhecidos como super-heróis, pelo fato de possuir qualidades extraordinárias. Cada editorial tem seus próprios heróis e vilões e na tradição dos quadrinhos norte-americanos há duas principais editoras: Marvel e DC.

Os personagens de Marvel

Os personagens fictícios que formam o mundo Marvel são super-heróis que apresentam algumas peculiaridades. O Spiderman (homem-aranha) é um jovem fotógrafo da imprensa, chamado de Peter Parker que possui sentido aracnídeo, grande agilidade e força física. O Hulk é um humanoide que em sua vida normal é um cientista chamado Bruce Banner (em um experimento científico Bruce Banner recebeu radiações e quando enfurece se transforma em Hulk, um ser de cor verde e força sobre-humana). Wolverine é um mutante com garras retráteis, que em sua vida comum é chamado de Logan (Wolverine faz parte de um grupo de mutantes, os X-Men).

Outros super-heróis da Marvel são o Homem de Ferro, o Capitão América, a Viúva Negra e Ghost Rider. Todos eles têm algumas características em comum: sua condição de super-heróis os leva a uma vida secreta, cheia de aventuras e perigos, assim atuam com um espírito justiceiro.

Os personagens de DC Comics

As Letras DC desta editora surgida na década de 1930 se referem a um título das primeiras aventuras, Detective Comics. Entre os personagens mais populares estão Superman e Batman. Superman nasceu no planeta Krypton, mas foi enviado a Terra antes que seu planeta desaparecesse. Sua missão no mundo é ajudar a humanidade e passar por despercebido na vida humana, onde protagoniza um jornalista chamado Clark Kent.

O Batman não tem poderes extraordinários, mas uma grande força física e mental. Ele é na realidade um disfarce de Bruce Wayne, um multimilionário que decidiu lutar contra o mal após o assassinato dos seus pais quando era apenas uma criança.

As editoras Marvel e DC podem ser entendidas como duas empresas que competem entre si para atrair o público

Entretanto, justifica-se que ambas apareçam juntas. Por um lado, em certas ocasiões, são recriadas aventuras das quais os heróis da Marvel compartilham experiências com os heróis da DC.

Por outro lado, entre os seguidores do universo Marvel e do universo DC criou-se certa rivalidade, algo semelhante ao que acontece entre os partidários da Coca-Cola e da Pepsi, do McDonalds e do Burger King, da Apple e do Microsoft, entre outras rivalidades comerciais de primeira ordem.

Imagem: Fotolia. benchart

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: