Conceito » Economia » Funko

Funko - Conceito, o que é, Significado

Trata-se de uma empresa norte-americana responsável por várias linhas de figuras colecionáveis, atraindo centenas de licenças da televisão, do cinema e dos quadrinhos, sendo que essa diversidade é um dos motores do seu sucesso. As chamadas "pop" são as mais reconhecidas internacionalmente.

Os traços mais característicos dos Pops

São peças antropomórficas, ou seja, com aparência humana, uma vez que possuem dois olhos, uma cabeça e dois braços. Sua altura é de uns 9,5 centímetros, o corpo é feito de vinil e a cabeça de bobble na maioria dos casos. Sua característica principal é o exagero de certas partes do corpo, especialmente do tamanho da cabeça. Por outro lado, contam com olhos grandes e expressivos, as extremidades curtas e finas e um corpo normal.

O fenômeno Funko

Com a ascensão do conteúdo audiovisual e sobre tudo que o relaciona, os Funko Pop têm se posicionado na dianteira quando se trata de merchandising. Esta empresa, de abusada visão empresarial, tem licença de quase todas as produtoras do cinema, televisão, quadrinhos, etc. Desta maneira, reproduzem figuras de grandes companhias como a Marvel, Pixar ou Disney.

A empresa Funko se dedica a todo tipo de personagem, tomando como referência desde os filmes de baixo orçamento, passando por toda a saga Marvel como a DC, até descobrir V de Vingança. Esta grande variedade de conteúdo tem atraído o interesse de colecionadores e fãs criando toda uma cultura Funko pop. Milhares de fãs compram seus modelos a fim de ampliar suas coleções pessoais e exibi-las nas redes sociais.

Mercado de exclusividades e vendedores inescrupulosos que se aproveitam da paixão do colecionador

Os colecionadores correm atrás como se fosse à busca do Santo Graal, principalmente daqueles de maior antiguidade e com um número de série menor. Estas peças são altamente valorizadas por causa do seu pequeno número e a dificuldade em obtê-los.La empresa Funko promueve la proximidad con los consumidores. En este sentido, ponen en marcha campañas para que los propios aficionados propongan nuevas figuras para su fabricación en próximas series.

A empresa Funko promove a proximidade com os consumidores. Neste sentido, as campanhas são lançadas para que os próprios fãs proponham novas figuras para sua fabricação nas próximas séries.

No mundo funko as cabeças dos personagens são conhecidas como bobble-heads ou simplesmente cabeções.

Quando os pops se esgotam no mercado, os grandes colecionadores se colocam dispostos a pagar o dobro, o triplo ou até vinte vezes seu preço original.

Existem inúmeras linhas e níveis de exclusividade. Há peças limitadas lançadas para eventos como a San Diego Comic-Com, assim como no próprio site da Funko ou em comércios específicos. Dependendo da quantidade lançada para cada figura e demanda se constrói o valor da revenda, assim como o preço médio é identificado dentro da própria comunidade no espaço PopPriceGuide, baseado nas operações em eBay.

A maioria dos "exclusivos" é variante da original, de modo que aparece uma versão metalizada, ou então que brilha na escuridão, com apenas uma diferença na cor da roupa ou simplesmente por algum detalhe que o diferencie.

Infelizmente, um problema crescente é observado em relação à sobrevalorização das figuras limitadas, assim como a farsa de Pops manipulados para reproduzir uma pintura metálica ou outro aspecto da versão mais cara.

Outras marcas próprias da Funko

Podemos observar outros produtos além do Pop, tais como os Dorbz que representam uma variante dos Pop em relação ao design, ou então os Hikari que são maiores e ao estilo do mangá japonês; entre outros.

Relacionados:

  1. Ave Marinha
  2. Externo e Interno
  3. Corpos Fusiformes
  4. Característica
  5. Libélula
  6. Comunicação Audiovisual
  7. Superfície Corporal
  8. Contorcionismo
  9. Górgona
  10. Coleoptera