Cameo - Conceito, o que é, Significado

Em alguns filmes ou séries de televisão aparece de maneira inesperada um personagem especialmente conhecido pelo público representando um papel totalmente secundário e irrelevante. Quando isso ocorre, fala-se de um cameo. Este personagem pode ser um ator, mas geralmente se trata de uma pessoa bem popular que não se dedica à atuação, por exemplo, pode ser um renomado chef de cozinha, um apresentador de televisão, um famoso jogador de futebol ou algum escritor de renome.

Uma aparição fugaz que pretende surpreender o espectador

Cada cameo tem sua complexidade. Então, em certas ocasiões, é o próprio diretor do filme que aparece por alguns segundos na cena (os diretores Quentin Tarantino e Alfred Hitchoock já participaram de algumas de suas produções).

Às vezes o cameo é realizado como sinal de identidade para um tipo de filme, como no caso de Stan Lee na saga dos heróis Marvel. Na maioria dos casos, estas breves aparições nas telas têm o objetivo de promover um filme ou uma série. É por este motivo que atletas famosos são representados, por exemplo, na aparição de Zidane em "Asterix nos Jogos Olímpicos".

No filme "Taxi Driver", o diretor Martin Scorsese representou um passageiro neurótico subindo num táxi. No ilustre filme "A Lista de Shindler" o próprio diretor Steven Spielberg apareceu em uma cena para homenagear os judeus que foram exterminados no holocausto nazista.

Nas séries de televisão os cameos são também muito comuns e com eles se pretende chamar a atenção dos telespectadores. De qualquer forma, com este tipo de intervenções especial se proporciona a um toque especial a um filme ou até mesmo a um capítulo de uma série de televisão.

A origem da palavra cameo é muito curiosa. No século XIX em algumas representações teatrais, na Grã Bretanha, começou a popularizar-se as breves intervenções de personagens famosos com o nome de cameo

Em inglês a palavra cameo é empregada para referir-se a um camafeu.

A pergunta é obrigatória, o que faz um camafeu (cameo em inglês) com uma breve passagem em uma peça de teatro, um filme ou uma série de televisão? Se pensar bem sobre isso vai ver que há uma relação, já que o camafeu é uma pedra esculpida geralmente decorada por uma figura humana em seu interior; sendo assim o cameo do cinema, da televisão e do teatro é também um ornamento que serve para decorar uma obra cênica.

Imagem: Fotolia. anton_novik

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: