O ser humano possui um dom muito importante do ponto de vista existencial: a liberdade.
O ser humano tem livre arbítrio, ou seja, liberdade de escolha na tomada de decisões. Desta forma, um homem maduro é aquele responsável de seus acertos e erros, já que a responsabilidade das decisões decisivas do seu destino pessoal é totalmente própria e exclusiva.
A liberdade é uma faculdade vinculada a outro dom tão humano da mesma forma que o conhecimento. A inteligência é a luz da vontade na qual sustenta a liberdade.
Graças ao conhecimento as pessoas podem refletir, captar informação sobre qualquer assunto ou pedir opinião a um amigo antes de tomar uma decisão concreta. Através do livre arbítrio o ser humano pode realizar o bem, assim, vale destacar que a bondade aperfeiçoa de forma notável o coração humano. Porém, as pessoas também podem realizar uma má ação.
A escolha do bem mostra a responsabilidade ética de um ser humano que motivado pela força de vontade e capacidade de superação deseja crescer como pessoa.
A liberdade humana tem limites, uma vez que está condicionada às circunstâncias do tempo e do espaço. Nenhum ser humano tem liberdade para modificar os erros do passado, pois o passado não pode ser mudado. A liberdade da pessoa está vinculada sempre ao poder do agora como campo de atuação.
É um ato de responsabilidade pessoal relacionado à liberdade ser responsável em suas decisões e nas consequências dos seus atos, mas também na ausência de certas ações. Existem pessoas que com o tempo se arrependem de não ter tido coragem de tomar uma decisão no passado. A liberdade do ser humano também pode estar condicionada pelo medo e pela insegurança.
A liberdade do ser humano não significa que a pessoa possa conseguir tudo aquilo que se propõe. A pessoa não tem influência sobre os aspectos que estão abaixo da sua área de atuação de forma direta. Por isso, para um uso efetivo da liberdade também é importante diferenciar aquilo que depende de si mesmo com aquilo que depende do outro.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2015). Conceito de Livre Arbítrio. Em https://conceitos.com/livre-arbitrio/. São Paulo, Brasil.