Responsabilidade - Conceito, o que é, Significado

ResponsabilidadeSer responsável significa ter a capacidade de cumprir com os seus compromissos. A responsabilidade não está relacionada apenas com o campo profissional, por exemplo, qualquer trabalhador deve cumprir sua jornada de trabalho de forma eficiente. Da mesma maneira, também é um gesto de responsabilidade ter a capacidade de cumprir os compromissos sociais. É um gesto de irresponsabilidade chegar tarde a um compromisso com um amigo porque é importante valorizar o tempo do próximo.

A responsabilidade é uma aprendizagem que qualquer ser humano adquire em relação à inteligência emocional ao longo dos anos. A responsabilidade não é algo exclusivo de adultos, já que qualquer pessoa, como também as crianças podem cumprir com uma atividade desde que seja de acordo com sua idade. Por exemplo, as crianças também podem assumir responsabilidades de colaborar com algumas pequenas tarefas de casa sempre de acordo com sua idade. Desta forma, a aprendizagem da responsabilidade se interioriza através da prática.

Da mesma forma, é através dos deveres que realizam no colégio que as crianças interiorizam a responsabilidade de cumprir com uma obrigação. A responsabilidade também surge do conceito de norma. Isto é, qualquer pessoa tem direitos e obrigações, portanto, deve cumprir com suas responsabilidades.

Em qualquer lar é aconselhável estabelecer regras de convivência comum com o objetivo de que cada um cumpra com suas responsabilidades para recordar que o bem comum é mais importante que o bem individual.

As relações pessoais também estão associadas às responsabilidades. Por exemplo, um pai tem responsabilidades com seu filho, como também os irmãos têm responsabilidades entre si e da mesma forma que os casais também. Nesse caso, a responsabilidade mostra o respeito ao próximo e o amor.

Por exemplo, quando um filho assume a responsabilidade de cuidar de seu pai doente de Alzheimer cumpre com seu ato de amor. Um dever assumido de forma livre mostra a responsabilidade de fazer o bem, enriquece o coração e traz felicidade.

Ser responsável é ser uma pessoa de palavra que conta com a confiança e credibilidade por parte dos outros porque tanto suas palavras como suas ações são a melhor marca pessoal. Para uma pessoa responsável, a promessa tem grande valor. Ao contrário, uma pessoa pouco responsável é aquela que promete coisas que não pode cumprir.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: