Conceito » Comunicação » Customizar

Customizar - Conceito, o que é, Significado

Os objetos que adquirimos são normalmente feitos em série. Então, quando se compra uma camisa ou um sapato, milhares de pessoas adquirem também exatamente o mesmo. Apesar desta padronização de tudo que nos cerca, é possível incorporar mudanças nos objetos a fim de adaptá-los ao estilo pessoal de cada. Este processo é chamado de customizar. Neste sentido, pode-se afirmar que customizar é o mesmo que personalizar. Na terminologia popular, esta tendência muitas vezes vem acompanhada por um slogan representante, "do it yourself” ou “faça você mesma”.

No campo da moda

Provavelmente o mundo da moda é onde mais se fala a palavra customizar. A personalização de roupas está baseada na criatividade e na engenhosidade. Vamos considerar uma simples calça jeans e as diversas alternativas para adaptá-la ao gosto pessoal. Pode-se fazer a barra da calça, um recorte original, alguma mancha de costura, cortá-la para usar como bermuda, além de uma série de possibilidades.

Pode-se personalizar uma peça de roupa por vários motivos: para torná-la mais divertida, para atualizar a roupa velha que não é usada, para diferenciá-la das outras ou por um simples hobby.

Meios de transporte

Os carros, as motos e as bicicletas também podem ser decorados com elementos novos. Quando falamos sobre automóveis o termo mais empregado não é customiza e sim tunar, porém ambos expressam a mesma ideia.

No mundo do marketing

As marcas comerciais precisam em certas ocasiões personalizar seus produtos e serviços. Portanto, buscam aquilo que vendem para adaptar-se ao estilo dos seus clientes. Esta estratégia tem lançado algumas marcas de tênis, oferecendo ao cliente a possibilidade de escrever seu nome, mudar as cores originais ou incorporar um elemento decorativo. Com esta estratégia comercial, as empresas querem que seu cliente se torne um fã do produto ou da marca.

A necessidade de sentir-se único e diferente

Ninguém gosta de sentir-se uma pessoa comum, que se veste igual às outras e que sua forma de vida é a mesma que a de milhões de indivíduos. De qualquer maneira, a moda de customizar está relacionada com a necessidade de reafirmação como indivíduo.

Imagem: Fotolia. sabbra_cadabra

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: