Conceito » Cultura » LOL, OMG, YOLO, BTW, XOXO, WTF

LOL, OMG, YOLO, BTW, XOXO, WTF - Conceito, o que é, Significado

As siglas acima não se referem a marcas comerciais de algum produto, mas sim são acrônimos em inglês que estão relacionados à linguagem das novas tecnologias e fazem parte da comunicação global.

LOL

Estas siglas são usadas para indicar de maneira abreviada que algo é divertido

Assim, LOL corresponde à expressão "Laughing out loud", que equivalente a "estou morrendo de rir." LOL também é usado para expressar o amor, uma vez que se trata da expressão em inglês "Lots of love". Um terceiro significado dessa sigla se refere a um jogo de batalhas na versão muito popular on-line, "League of Legends".

OMG

Em inglês há uma exclamação amplamente utilizada na linguagem cotidiana, "Oh, My God", que pode ser traduzida como "Oh, Meu Deus!"

Na verdade não tem nada a ver com Deus e sim com seu espanto ou surpresa diante de algo comunica. Também pode expressar uma reclamação ou angústia. A OMG é um slogan usado em todo tipos de circunstâncias.

YOLO

É a tradução literal de uma expressão muito comum em inglês, "You only live once", ou seja, só se vive uma vez

Então, quando uma pessoa deseja transmitir que se deve aproveitar a vida intensamente, pode-se escrever YOLO.

BTW

Estas siglas correspondem à expressão "by the way", que significam pelo caminho e pode ser usado em vários contextos;

para fazer uma breve interrupção em uma conversa, para recordar algo à outra pessoa ou para acabar com uma conversa chata. O significado menos comum de BTW se refere ao retorno ao trabalho, ou seja, "back to work".

XOXO

No mundo anglo-saxão o termo XOXO se refere ao final de um texto nas redes sociais e é uma fórmula de despedida ou então uma maneira de parabenizar alguém por algum motivo e equivale a "beijos e abraços"

Estas siglas não correspondem diretamente ao seu verdadeiro significado (Kiss and hugs), já que se trata de uma representação simbólica. X equivale a beijo e O a abraço. Quando usado no plural se torna XOXO.

WTF

A origem das siglas WTF se encontra no título de uma música do DJ britânico cujo pseudônimo é Fatboy Slim

O título é “What the fuck?” que pode ser traduzido em português como "Que porra é essa?", “Que foda!” ou ainda outras expressões coloquiais parecidas. Assim, quando se vê escrito a sigla WTF, devemos saber que alguém comunica um protesto ou chateação por algo.

Uma reflexão sobre esta nova linguagem

As línguas mudam e evoluem de forma natural. É um fenômeno que acontece nem para o bem nem para o mal, mas que é inevitável. No entanto, o uso abusivo destas siglas podem empobrecer a linguagem e distorcer a comunicação. Vamos imaginar que alguém escreve no twitter o seguinte: "Sobre o que você diz, a verdade é que LOL e BTW comentou que amanhã podemos sair juntos para a festa, porque lembra que YOLO. XOXO". Esta breve mensagem breve teria sentido, mas mostra que este tipo de acrônimo como qualquer outra palavra deve ser empregado no contexto correto e na dose certa.

Imagem: Fotolia. Aliaksandra

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: