O prefixo “iso” quer dizer “igual” e o termo “metria” vem do grego “metron”, que significa “medida”. Assim, a isometria se refere a uma particularidade da geometria. No entanto, as questões isométricas também estão presentes na natureza e na preparação física.
Existe uma transformação isométrica quando não há alteração da forma nem do tamanho de uma figura geométrica. Assim, há apenas uma mudança de posição na figura.
A translação é um movimento que ocorre quando uma figura desliza em linha reta para uma direção. Em toda translação intervêm três aspectos:
1) o sentido (direita, esquerda, acima, abaixo…),
2) a magnitude (a distância específica percorrida),
3) a direção (movimento em forma horizontal, vertical ou oblíqua).
Do ponto de vista formativo, a isometria está presente nas questões matemáticas mais relevantes: obtenção de figuras, decomposição em partes ou destreza espacial. No campo da educação infantil, as crianças precisam familiarizar-se com os objetos e as formas que têm algum tipo de isometria, mas também com as que são assimétricas.
Se cortarmos uma maçã ao meio vamos observar que as duas partes são simetricamente idênticas. As imagens que são projetadas sobre a água são coincidentes, portanto, há uma isometria entre ambas. As rosáceas das catedrais góticas, as mandalas, as tesselações, a estrutura de uma flor e as asas de um moinho também têm esta singularidade geométrica. Em suma, todos estes desenhos com translações e movimentos têm essa característica.
O exercício isométrico é aquele em que se aplica uma força a um objeto que apresenta certa resistência, portanto, não ocorre nenhum movimento corporal.
Este tipo de exercício é realizado para ganhar força e massa muscular e é caracterizado por ser estático e não dinâmico. Empurrar uma parede com os braços por alguns segundos ou manter-se em uma posição realizando determinada força são dois exemplos de exercícios isométricos.
Este tipo de treinamento também serve para a reabilitação, pois ajuda a fortalecer tendões e tecidos musculares danificados ou atrofiados.
O treinamento de força isométrica tem algumas vantagens adicionais: pode ser realizado em qualquer lugar, reduz o risco de lesões e se adapta a qualquer tipo de atleta. No entanto, este tipo de exercício não deve ser abusado porque diminui a elasticidade muscular e não favorece a coordenação intermuscular.
Imagem Fotolia. miaoumiaou
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2018). Conceito de Isometria. Em https://conceitos.com/isometria/. São Paulo, Brasil.