Conceito » Economia » Inventário

Inventário - Conceito, o que é, Significado

O inventário é um registro documentário dos bens e demais objetos pertencentes a uma pessoa física, empresa, dependência pública, entre outros. É realizado com muita precisão e prolixidade no processamento de dados.

Embora os inventários sejam especialmente utilizados nas empresas ou órgãos públicos dispõem de bens e outros produtos que pertencem a seus ativos, ou seja, nos setores comercial e estatal, os inventários podem ser utilizados em diversos contextos e situações para organizar e registrar os elementos disponíveis em um local com finalidade determinada.

Por exemplo, um indivíduo que coloca um apartamento mobiliado para alugar, realiza um inventário de cada elemento, móvel, eletrodoméstico ou qualquer outro componente presente no momento da entrega do aluguel para que sejam registrados de forma confiável e, assim, ter um controle de tudo que foi declarado para que na hora do término do contrato do aluguel possam ser comprovados através do inventário que todos os móveis e elementos estejam presentes e sob as condições correspondentes.

Em lugares como bibliotecas é também necessária a realização de um inventário para que possa nos oferecer um registro detalhado de tudo o que existe no local.

Também nos facilita o fato de poder encontrar cada item de maneira mais rápida e simples, uma vez que o inventário figura sua disposição.

No campo da gestão empresarial, o inventário registra o conjunto de bens próprios e disponíveis de uma empresa que serão colocados à venda a seus clientes e, portanto, são considerados ativos circulantes

Os bens plausíveis de serem submetidos ao inventário se encontram destinados à venda direta ou às atividades destinadas de maneira interna ao processo produtivo, como é o caso das matérias-primas, dos produtos inacabados, das peças de reposição destinadas à manutenção, dos materiais de embalagem, bens da empresa, produtos acabados ou parcialmente acabados, mercadorias em trânsito, entre outros.

A incorporação da tecnologia tem facilitado a tarefa do inventário dentro das empresas ou outros espaços, uma vez que existem softwares especialmente desenvolvidos para tais funções, como os bancos de dados que facilitam enormemente esta tarefa e que anteriormente eram incômodos, pois deviam ser feitos por escrito e em livros especiais.

Imagem: Fotolia. Siwakorn

Relacionados:

  1. Bens de Troca
  2. Balanço Geral
  3. Leasing
  4. Bens
  5. Registro da Propriedade
  6. Catálogo
  7. Distribuidor
  8. Recursos Materiais
  9. Rescisão
  10. Gestação de Substituição