Importância da Natação

Roberta Alessandra Pedrasoli | Agosto 2023
Licenciada en Biomedicina

A natação é importante como atividade física e como habilidade de sobrevivência o que a torna um dos esportes mais completos que existem. Levando em consideração que a capacidade de se mover na agua é milenar o que a faz tão especial quando comparado aos outros esportes é sua multifuncionalidade em trazer efeitos positivos a diferentes grupos etários uma vez que pode ser praticado dos quatro meses de idade até a velhice.

Passou a ser considerado oficialmente um esporte no século XIX tendo sua estreia nos Jogos Olímpicos de Atenas de 1896. Difere em alguns estilos de movimentos na agua como peito, costas, borboleta e o popular nado livre. Hoje conta com uma serie de esportes diretamente relacionados como polo aquático, nado sincronizado e mergulho.

De maneira genérica podemos dizer que entre os principais benefícios destacam-se o condicionamento motor trabalhando músculos e articulações de maneira equilibrada, a respiração já que por ser praticado em ambiente úmido auxilia na redução e prevenção de doenças respiratórias, alivio de estresse e principalmente a prevencao de afogamentos.

Natação na infância

Por lembrar o ambiente intrauterino os bebes se adaptam muito fácil as aulas de natação já que até cerca de 1 ano de idade o reflexo natatório (bloqueio da respiração e movimento de braços e pernas) esta presente nos pequenos. Uma ferramenta divertida e muito estimulante para o desenvolvimento que pode ser praticada desde muito cedo. Na verdade até os três anos de idade a dinâmica da aula difere um pouco das crianças maiores uma vez que nessa fase o objetivo é estimular e não ensinar a nadar o que não muda o fato de ser uma das raras atividades físicas permitidas nesta idade. Crianças que tiveram o primeiro contato com “agua” ainda bebes tem mais facilidade de aprender a técnica da natação no futuro.

Como o processo de desenvolvimento é mais intenso nos primeiros anos a natação servirá para aumentar o repertorio motor e a aquisição de habilidades. Ajuda a praticar a autonomia e consciência corporal por trabalhar diversos movimentos o que favorece a motricidade, o equilíbrio e a agilidade. Na parte sensorial ela trabalha a visão – trajetória, coordenação mão/olho – o tato, e por geralmente serem aulas guiadas por musicas à audição – incremento do vocabulário e da memória.

Outro importante aspecto trabalhado é o psíquico-social. Muito além de trabalhar as relações sociais por ser uma pratica em grupo que favorece a socialização ela ajuda no controle emocional – pois a agua ajuda a acalmar as frustações normais com regras que bebes e crianças experimentam – e aumenta a confiança – muitos exercícios envolvem a segurança do bebe com saltos, agarres e apoios que estreitam esse vinculo com os pais ou cuidadores.

Benefícios físicos e mentais

Por ser uma atividade de baixo impacto que movimenta o corpo como um todo principalmente músculos e articulações é liberada para praticamente todas as idades e tipo de condicionamento sendo extremamente recomendada para idosos e pessoas em reabilitação motora uma vez que ajuda na recuperação de lesões. Os exercícios aquáticos combinam força com a movimentação de braços e pernas auxiliando na melhora do condicionamento físico, fortalecimento da resistência muscular, mobilidade de ligamentos e articulações e a postura corporal. Já em maior intensidade pode contribuir para a perda de gordura e controle de peso.

Devido à exigência respiratória necessária para a prática do esporte ensina a controlar a respiração e aumentar a resistência cardiorrespiratória sendo benéfica principalmente para asmáticos, pois ao fortalecer a musculatura torácica aumenta a capacidade pulmonar e com isso facilita uma melhor absorção de oxigênio que consequentemente a circulação sanguínea. Diversos estudos relacionam os benefícios principalmente crianças e adolescentes asmáticos, pois leva a uma melhora nos sintomas de doenças respiratórias.

Como em outros esportes, ocorre a liberação de endorfinas que levam a pessoa a uma sensação de prazer e bem estar ajudando a controlar o estresse.

Atividade social

Nadar envolve boa parte das principais atividades em momentos de descanso ou férias principalmente nos dias de calor. Uma rápida busca nos principais destinos para viajar mostra diversas opções com praias, rios e hotéis com piscinas. Para momentos mais curtos como uma tarde após as aulas ou um fim de semana principalmente para quem vivem longe da “agua” clubes, piscina publica e mesmo a piscina particular para aqueles que têm esse luxo para desfrutar e compartilhar com amigos também são bem populares.

Ainda que não seja necessário praticar natação para frequentar esses ambientes a falta de habilidade em nadar limita as opções de o que e como aproveita-los. Por exemplo, você pode utilizar a piscina, mas deve lembrar-se de se limitar a área onde seus pés alcançam o chão sem cobrir o seu tronco ou pode ir mais distante no mar, mas dentro de um barco e usando um colete flutuador. Em se tratando de crianças e adolescentes que não conhecem ou não respeitam regras e limites de segurança a melhor forma de prevenir acidentes é o conhecimento da natação desde a primeira infância.

Vale destacar que crianças pequenas nunca devem se aproximar de lugares com água sem estar constantemente vigiada por um adulto (independente do nível de natação delas).

Prevenção de afogamentos

Saber nadar é uma importante habilidade de sobrevivência. Dominar um ambiente que não nos é natural como o ambiente aquático e conseguir se deslocar na água sem o auxilio de nenhum meio de transporte ou acessório (como boias e pranchas) nos dá uma segurança extra nos momentos de ócio em piscinas e praias.

O afogamento é a terceira principal causa de mortes acidentais e segundo a OMS representa cerca de 7% das mortes no mundo estando às crianças entre as principais vitimas. Apesar de acidentes e tragédias na agua possam vitimar até o melhor nadador a falta de domínio e habilidade em nadar esta entre as principais causas.

Estratégias para prevenção de afogamentos são tão importantes que a ONU dedica o dia 25 de julho ao debate e compartilhamento de ideias. O Dia Mundial da Prevenção do Afogamento é um evento global que destaca entre as medidas comprovadamente efetivas o ensino da natação, segurança na água e habilidades de resgate seguro.

Referencias bibliográficas

OMS Drowning
OMS Drowning. Key facts
Benefits of swimming for young children
Benefits of Swim Training for Children and Adolescents with Asthma

Artigo de: Roberta Alessandra Pedrasoli. Graduada em Biomedicina, com especialização em diagnóstico por imagem, com ampla experiência em hospitais, na docência como professora universitária e na comunicação de conteúdo científico.

Referencia autoral (APA): Pedrasoli, R. A.. (Agosto 2023). Conceito de Importância da Natação. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/importancia-natacao/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre