Conceito » Ciência » Pirita

Pirita - Conceito, o que é, Significado

Esta rocha é de tipo metamórfico e pertence ao grupo dos sulfetos. Está formada por dois elementos: enxofre e ferro (sua fórmula científica é Fe S2 e o nome de seu composto químico é o sulfeto de ferro). Quanto à sua aparência, apresenta cubos perfeitos de tonalidade dourada metálica. Trata-se de um mineral macio e frágil e por este motivo quebra com bastante facilidade.

Este mineral pode ser encontrado em depósitos nos Estados Unidos, Espanha e Peru. Pode ser observado tanto em ambientes sedimentares como ígneos. Na escala de Mohs apresenta uma dureza de 6,5, sendo o talco o mineral menos duro e o diamante de maior dureza. Seu índice de refração varia entre 1,5 e 1,68.

Quanto à origem da palavra, pirita provém do vocábulo pyros em grego, que significa fogo. Esta denominação se deve ao fato de que na antiguidade era empregada para gerar fogo, já que ao golpear este mineral com outro de maior dureza são produzidas faíscas que permitem a formação do fogo.

A pirita é uma pedra sem valor, mas apesar disso é usada como elemento de bijuteria e ornamentação. Em nenhum caso esta pedra deve ser usada como material de construção, uma vez que se decompõe facilmente.

O ouro dos tolos

Na antiguidade, devido às suas características físicas era confundida com o ouro. Esta confusão se tornou conhecida como "o ouro dos tolos". Ao longo da história houve inúmeros episódios dos quais pessoas inexperientes acreditavam ter descoberto um depósito de ouro, mas que na realidade o que encontraram foi a pirita.

Suas supostas propriedades curadoras e esotéricas

As pedras, de maneira especial as gemas ou pedras preciosas, possuem certas propriedades que beneficiam a saúde física e mental. Esta avaliação não faz parte do conhecimento científico, mas está integrada na pseudociência. No caso da pirita, afirma-se que fortalece o sistema circulatório e aumenta o suprimento de oxigênio no sangue. Tradicionalmente, tem sido usada para aliviar os problemas digestivos e a prisão de ventre. Além disso, ao fortalecer o sistema imunológico permite combater as doenças infecciosas. Para ativar suas propriedades é aconselhável colocá-la em qualquer parte do corpo.

No plano intelectual, são atribuídas diversas propriedades: acelera a atividade mental, estimula o pensamento criativo e alivia a frustração.

Por outro lado, costuma-se dizer que atrai os bens materiais e favorece a sorte nos jogos de azar.

No campo do esoterismo, trata-se de uma pedra que combate os malefícios e magias e ajuda a descobrir talentos ocultos. Para que seja eficaz, recomenda-se deixá-la banhada durante uma noite na água do mar.

Imagem Fotolia. coldmoon

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: