Honestidade - Conceito, o que é, Significado

HonestidadeHá um princípio básico de sinceridade consigo mesmo e com os outros, um valor fundamental na existência humana e que se soma à verdade interior: a honestidade. Ela mostra a atitude de uma pessoa que é fiel a si mesmo e a qualquer contexto. Uma pessoa honesta não finge ser alguém que não é na realidade, uma vez que ela sabe muito bem qual é o melhor caminho para a felicidade e a melhor maneira para estabelecer relações pessoais mais sólidas.

A honestidade não se mostra apenas nos momentos felizes quando uma pessoa tem algo de bom para dizer ao outro, mas também nos momentos difíceis. É um gesto de honestidade consigo mesmo e com os outros, como por exemplo, o rompimento de um relacionamento que não há mais amor. Às vezes, ser honesto implica magoar os sentimentos de outra pessoa, no entanto, a honestidade é baseada no princípio de que a verdade é mais eficaz e menos dolorosa do que uma mentira.

Uma pessoa honesta é sincera não só em suas palavras, mas também em sua linguagem corporal, transmite verdade em seu olhar. Uma pessoa honesta é um exemplo a ser seguido pelos demais, um exemplo de bondade e beleza interior. Cada pessoa tem sua ética pessoal específica, o importante é manter-se fiel aos seus princípios e, desta forma, poder viver com tranquilidade.

Uma pessoa honesta não é hipócrita, ao contrário, ela emana uma luz especial graças a essa autenticidade que surge do coração. Às vezes, a honestidade também tem um preço, pois há pessoas que não gostam de ouvir as verdades incômodas. Ser honesto não significa dizer tudo o que se pensa, mas expressar o que é importante com sensibilidade e buscar a empatia no contacto com o próximo.

A maior honestidade é aquela que surge do compromisso assumido consigo mesmo, ou seja, aquela que brota o desejo de ser feliz. Portanto, uma pessoa honesta é aquela que exerce a sua vocação para fazer dela seu verdadeiro caminho profissional e vital. A pessoa honesta mostra uma lógica interna entre pensamento, sentimento e ação.

As pessoas cometem erros e se equivocam. Por isso, é também um gesto de honestidade pedir desculpas depois de um erro e reparar o dano cometido depois de uma ofensa. A honestidade é fruto do amor e do respeito para si mesmo e para os outros. Em outras palavras, é um valor fundamental das relações pessoais.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: