O híbrido biológico é a combinação genética de diferentes raças, gêneros ou espécies através da reprodução sexual. A experimentação genética permite a modificação de seres vivos através do cruzamento de dois organismos de diferentes espécies e como resultado se produz um ser híbrido.
Entretanto, durante milhares de anos, os seres humanos criaram novas espécies de plantas e raças de animais sem a necessidade de manipular o código genético em um laboratório.
As sementes fêmea e macho são responsáveis pela criação de um híbrido. Cortam-se os estames da flor feminina antes de liberar o pólen, já a flor masculina extrai o pólen através de um processo de aspiração para fecundar a flor feminina.
São muitas as espécies de vegetais híbridas. A clementina é o resultado de um processo de hibridação acidental, pois se trata da fusão de duas espécies vegetais: a tangerina e a laranja amarga. A castanha da Índia vermelha é uma mistura de duas espécies diferentes: o Aesculus hippocastanum e o Aesculus pavia. O pomelo ou toranja é uma espécie híbrida de forma espontânea, pois pode ser obtida através da pampelmusa e da laranja doce. Na classificação botânica a bananeira é conhecida pela denominação Musa x paradisiaca, uma vez que estas duas variedades são a origem do híbrido.
Entre as espécies que podem hibridar-se livremente estão os seguintes animais: os lobos, os cachorros, os chacais e os mabecos, porém as raposas não podem fazer parte de um possível cruzamento porque seu número de cromossomos é diferente.
Na família dos felinos existem cruzamentos curiosos, uma vez que os gatos domésticos podem cruzar com outros felinos selvagens e assim obter novas raças de gatos. Por outro lado, os tigres, leopardos e onças podem cruzar entre si livremente.
As abelhas africanizadas, também conhecidas como abelhas assassinas, são o resultado de um experimento científico.
Nós mesmos, da espécie humana, temos protagonizado processos de hibridação ao longo da história. Deve-se ressaltar que a espécie homo sapiens é resultado do cruzamento de outras espécies de homo, como os neandertales.
A fantasia humana também tem criado espécies híbridas, especialmente no mundo da mitologia. Alguns destes seres são: o minotauro (corpo de homem e cabeça de touro), pegasus (cavalo com asas) e as sereias e tritões (metade peixe e metade humano).
Imagem: Fotolia. kfilonovfotolia
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Híbrido (Biologia). Em https://conceitos.com/hibrido-biologia/. São Paulo, Brasil.