Conceito » Esporte » Handebol

Handebol - Conceito, o que é, Significado

Este esporte é praticado por duas equipes, composta por seis jogadores e um goleiro. É um híbrido entre o futebol e o basquete, uma vez que é jogado com um gol como no futebol e a bola é manipulada com a mão como no basquete.

Existe uma modalidade masculina e outra feminina. É um esporte olímpico desde 1972 em Munique. Existem três variantes deste esporte: praia, mini e grama. O organismo internacional que o regula é a Federação Internacional de Handebol.

A mecânica básica do jogo é simples

A quadra tem uma forma retangular, mede 40 x 20 metros e é dividida em dois campos. Como outros esportes, o objetivo do jogo consiste em introduzir a bola no gol da equipe adversária e vence o time que conseguir mais gols que o seu adversário.

Como a bola é manipulada com as mãos, está proibido o uso do pé. O jogo é realizado em dois tempos de 30 minutos e com um descanso de 10 minutos.

Uma particularidade deste esporte é que as mudanças de jogadores podem ser feitas de forma contínua (aqueles que estão na quadra são trocados pelos que estão no banco seguindo as instruções do treinador).

Os jogadores podem avançar três passos sem soltar a bola ou então arremessá-la enquanto se movem.

Trata-se de uma disciplina esportiva que incentiva o espírito de equipe. Do ponto de vista físico, os praticantes devem exercitar a força, a resistência e a rapidez dos movimentos.

É evidente que o potência e habilidade no lançamento da bola é um fator determinante. O goleiro é um jogador com características especiais, pois precisa ter muito reflexo e colaborar ativamente com o contra-ataque de sua equipe.

Durante muitos anos foi praticado com 11 jogadores

Desde a antiguidade já havia jogos de bola com a mão com certa semelhança. Os gregos se divertiam com o jogo de Urania e os romanos com o Harpastum. Quando os ingleses chegaram à Austrália, no século XVIII, observaram que os aborígenes praticavam um jogo de bola entre duas equipes.

No final do século XIX as escolas da Dinamarca começaram a primeira versão do handebol. Em seguida, estendeu-se por outros países do norte da Europa, como Alemanha e Suécia. Durante as primeiras décadas do século XX os jogos eram praticados por 11 integrantes e em campos de futebol.

Em 1935 foi celebrado o primeiro jogo amistoso com 7 membros. Em alguns campeonatos havia duas modalidades: de 11 e de 7. Até que finalmente deixou de ser praticado em campos de futebol e com 11 jogadores na década de 1950.

Imagem: Fotolia. Dmitry Vereshchagin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: